segunda-feira, 29 de junho de 2015

ECOPONTOS DE "MÁ BOCA"

A CMH distribuiu pela população Faialense uns saquinhos, pequenos ecopontos domésticos com a finalidade sensibilizadora de apelo à reciclagem do lixo que todos produzimos . Fica assim "assegurado" mais um complemento de chamada de atenções para o contributo da população na reciclagem do lixo tão necessária ao ambiente que sempre agradece. Agradeço também eu apesar de reciclar desde a existência de ecopontos de rua nesta cidade, os saquinhos dão sempre jeito. Já há quem lhe dê outras "utilidades" tais como ir à mercearia,ao pão, à pesca etc. prova que não ficam perdidos, porém, bem poderia a CMH ter conduzido esta despesa para o mesmo sector começando por limpar a cidade do lixo que prolifera nas ruas como atração turística em redemoinhos tipo tornado multicoloridos registados por objectivas topo de gama que se propagam mundo fora com qualidade HD. Tranquilamente o Município espera que chova sempre ajuda, limpa uma boa parte desta porcaria conduzindo-a poeticamente ao mar com os danos daí inerentes, vai daí, o mar enfurecido estampa com tudo nas praias,na costa num processo natural altamente nocivo para o meio ambiente que a CMH afirma querer proteger ambicionando bandeiras azuis que jamais chegam a ver, por cegueira elitista e eleitoralista sem precedentes.
Vamos recuar no tempo e pensar juntos, a cidade da Horta já possuiu bandeira azul como prémio de cidade limpa mas fazia por isso, lembro equipas de apenas três homens que na calada da noite faziam a limpeza da igreja da Conceição ao Pátio no Pasteleiro, em especial no verão a cidade via a luz do dia limpa continuando com a devida e empenhada manutenção ao longo do dia. Na vigência de presidências mais recentes a edilidade optou pela mecanização que nunca resultou penalizando contribuintes e cidadão em geral numa gestão danosa daquilo que deveria ser profícuo para o ambiente, residentes, e quem nos visita.
Perante tamanha desorganização cresce a revolta e perplexidade perante um investimento de 5,7 milhões de euros num centro de processamento de resíduos, ou seja, "começar do fim para o princípio", cuja utilidade final de momento não faz qualquer sentido rentável pela ínfima quantidade e qualidade dos materiais que recicla e que são " vendaveis", mais uma façanha eleitoralista com dinheiros públicos que ludibria a realidade "lixada" com que coabitamos no dia a dia.
Os garrafões de água depois de vazios, tarde será o dia que a "maquina" lhe porá os olhos em cima, são vasilhas preciosas no transporte do famoso tinto do Pico, aguardentes angelicas até combustíveis e quejandos. O ecoponto amarelo é  sem dúvida o mais esquisito de boca, "come" embalagens de iogurtes líquidos, rejeita os cremosos bem como outros tipos de embalagens (tipo tetra pak) que acondicionam uma imensidade de alimentos e bebidas e em cujas embalagens está impressa a recomendação ecoponto amarelo,quiçá concebidas para outros municípios "mais ignorantes e pobrezinhos". O "nosso" aceita tabuleiros de alumínio, porém tachos e panelas não são para a sua delicada boquinha, muito menos alguidares de plástico (panas) baldes do mesmo material e uma infinidade de utensílios domésticos, se necessitar de esclarecimento extra ligue para os servivos competentes,mas atenção, paga a chamada do seu bolso ninguém o(a) manda ser "parvo(a)" a CMH não agradece.
Por último, um elogio, a esta máquina "inteligente", não recicla tachos ... brilhante, foi fabricada em exclusivo para o governo regional dos açores que garante a continuidade e proliferação dos mesmos sem reconversão um prejuízo de grande monta para a ambiência e o ambiente.
Não esqueça recicle sempre com constância e coerência o ambiente esse sim agradece, faça-o por si e por todos, não vá em utopias de bandeiras azuis, e tenha fé, muita fé quem sabe um dia esta "famosa e dispendiosa máquina "inicie um ciclo " de limpeza citadina digno de registo, pruduza iogurtes cremosos tipo grego, e comece a pôr ovos de ouro.
Até lá recicle sempre !

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utilizou o acordo ortográfico porque é Português ensaiosobrealucidez53blogspot.com

domingo, 28 de junho de 2015

O EMBUÇADO


Homem ou mulher ? Quem soube ?
Tinha o chapéu desabado.
A capa embrulhava-se todo :
era o Embuçado.

Fidalgo ? Escravo ? Quem era?
De quem trazia o recado?
Foi no quintal? Foi no muro?
Mas de que lado ?

Trazia chaves pendentes ?
Bateu com o punho apressado?
Viu a dona com o menino?
Ficou calado ?

A casa não era aquela ?
Notou que estava enganado?
Ficou chorando o menino?
Era o Embuçado.

"Fugi. Fugi, que vem tropa,
que sereis preso e enforcado..."!
isso foi tudo o que disse o mascarado ?

Subiu por aquele morro ?
Entrou naquele valado ?
Desapareceu na ponte ?
Era o Embuçado.

Homem ou mulher ? Quem soube ?
Veio por si ? Foi mandado ?
A que horas foi ? De que noite?
Visto ou sonhado ?

Era a morte, que corria ?
Era o amor, com seu cuidado?
Era o amigo? Era o inimigo ?
Era o Embuçado.

Cecília Meirelles

(Para si, quem será este Embuçado ? )

segunda-feira, 22 de junho de 2015

AVISO AOS "ESPECIALISTAS" DE VIDAS PRIVADAS

O meu mais profundo repúdio e manifesto de desagrado por "pessoas" deste jaez !
Recordo, para os mais distraídos que prezo e respeito (vem do berço) a privacidade de todos os meus iguais sem excepção, é um direito que deveria assistir a todos os que prezam a liberdade !
Sou um ser humano, igual aos meus semelhantes, nem melhor nem pior ,que erra mas admite, que vive a sua vida privada como entende e se orgulha da sua liberdade.
Claro que este modo de vida não se compatibiliza com a mesquinhez, vai daí que as(os) "especialistas", baseando-se no meu aspecto físico de "rosto nazareno" tomaram a soberana decisão de "alvo a abater" porque incomodo "nos escritos" : (é pá este gajo deve ter algum ponto fraco, vamos pegá-lo de caras) até parece que adivinho . Como num passo de mágica unem-se (aqui sim) e atacam violentamente desumanamente numa tentativa necrofoga e "mortal" de irradiação da face da terra .
O meu aviso vai exclusivamente dirigido a esse "exército" que sabe que me dirijo unicamente a eles e a possíveis recrutas das suas fileiras: quem não pede conselhos não os deseja ouvir,dispenso quaisquer tipos de intromissões na minha privacidade não dou para não receber, o meu aspecto físico é profundamente enganador, nestes casos, portanto o que digo executo, sem perdão ,em proporções muito superiores ao que recebo "quem com ferro mata com ferro morre" ,não consinto a ninguém que belisque a minha liberdade nem em pensamento, contem portanto com inimigo à vossa altura, não tenho nada a perder, quando a razão me assiste,como é o caso, e vou tão longe quanto a vossa "fertil" imaginação for capaz em minha defesa, para benefício comum que é o que desejo do coração para todos, sugiro o fim da batalha em nome da liberdade e o respeito que me assiste e desejo extensivos a toda a humanidade . Sou um apologista da paz que sempre defendo para toda a humanidade digna, porém, e que me perdoem os "especialistas" destabilizadores sociais jamais lhes darei tréguas seja a que título for. Respeitem-me na medida em que são respeitados, caso contrário teremos o caldinho entornado,e posso garantir infinitamente que seja em que circunstância for jamais sairei a perder, porque reafirmo, não tenho nada a perder . "Que a paz seja convosco" !