sábado, 1 de agosto de 2015

A FESTA E A BESTA

... e nasceu, a quadragésima semana do mar para este ano de 2015, para felicidades e devaneios de turista, e dos outros !
É menina, bem rosadinha,  gordinha de surpresas para todos os gostos, porém nem tudo são rosas, a tradicional palmada no rabinho não teve o efeito natural do choro de vida, mas uma enorme gargalhada anormal para a circunstância de qualquer recém- nascido. É bicéfala, o que revela a ausência de cuidados dos progenitores durante a gestação clinicamente recomendada, ...mas é linda ! Baptizada de Horta Cidade Mar resplandece no meio do caos do trânsito automóvel, do lixo , ruido, e confusão generalizada que será impossível modificar dentro dos parâmetros da tendenciosa organização.
Para adorá-la, chegaram os reis magos, turistas "sem camelo" que esgotaram num ápice as dormidas locais, simbolizando o ouro incenso e mirra para a indústria hoteleira local, bem necessitada . Os luso descendentes com máscaras de Reis Herodes que transportam consigo a bazófia e o insulto suez alarvemente convencidos da "grandeza" da teoria da conspiração  e supremacia de que um dollar ainda equivale a trinta escudos e que podem muito bem fazer o que lhes der na real gana debitada por uma esponja suja americanizada em vez de cérebro (não todos). Os nossos queridos emigrantes a "matar" saudades do berço, o pai Natal, e miríades de palhaços para que a festa tenha um complemento directo!
Isto promete ! Tem início também hoje a maratona comercial para os comercio Faialense, ou seja, ganhar numa semana o que levaria o ano inteiro. Não é propriamente uma novidade, os Micaelenses foram os pioneiros desta modalidade com os voos low cost, por cá, mais modestamente, tem de se dar o couro e o cabelo para conseguir tal proeza . Bom, isto no princípio das noitadas porque depois ,bem, depois na falta de coelhos serve-se "gatos" que o pessoal não dá por nada e o elevado grau de alcoolemia aplaude! Não se escandalize o leitor, mantenha-se sóbrio e constacte por si.
A Semana do Mar já teve pujança brilho e brio com orçamentos bem menores, bem organizadas por gente também desta terra mas com um cérebro ! Hoje é um monstro de duas cabeças (sem massa encefálica) que no afã de um protagonismo estupidificante debitam isto, vedando ao transito automóvel a principal via que move esta cidade a Avenida Marginal, desprezando, sacrificando este povo que diariamente trabalha durante a "semana de todos os prazeres" ganhando miséria  gastando-a em gasolina nos desvios desconexos !
Enfim ... bem vindos à festa dos outros e dos patronos que entram a pesar 80kg e saem a pesar 120 kg . O povo vê e cala porque a sua voz está prisioneira do silêncio imposto pela besta do medo que se enraiza no tempo dos donos dessa mesma intemporalidade imoral e injusta que contraria aquilo que é um direito humano.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário