sábado, 14 de dezembro de 2013

SUA EXCELENCIA O TAPETE

14 DEZEMBRO 2013

"Um tapete ou alcatifa é um tecido encorpado, usualmente bordado que serve para revestir e embelezar pisos".
É esta a definição de tapete mais ou menos aceite.
A história do tapete e da sua utilidade acompanha o homem desde o seu principio. Além da sua benéfica utilidade, a higiene, a atenuação do ruído, o tapete é orgulhosamente o "palco"onde desfilam personagens dispares da história humana.
O tapete ; o eterno "mártir" pisado por uma orde de pessoas até à sua eliminação, é também um venturoso na sua posição rasteira, um contador de histórias mais ou menos cabeludas e surpreendentes.
Dir-se-ia que os tapetes são dotados de "inteligência" na actualidade, em muitos hotéis e comércios o cliente ao pisar o tapete na entrada este ilumina-se com a palavra "welcome" para na saída debitar um elegante "thank you" levando o cliente a sentir satisfação consumista.
A importância e utilidade do tapete reside na que o homem lhe confere, e apenas isso, sem no entanto menosprezar a sua utilidade.
Na sua nobreza faz também ele parte do Guiness, o maior tapete do mundo tem 6 mil metros quadrados, foi feito no Irão, em 18 meses por mil homens. É obra ! A cor do tapete também é atribuída pelo homem e as suas fantasias, sendo a cor vermelha predominante pela compatibilidade com a honorabilidade de quem o pisa sendo que muitas tem o mérito de ofender o tapete que pisam puxando o tapete ao tapete. Existem tapetes para todos os gostos, e tapetes sem gosto algum, que não se compatibilizam com ninguém, só porque o seu criador assim entende, numa burrice iternizada.
O tapete que coloquei orgulhosamente à minha porta informa o visitante que é bem-vindo, e que foi ali colocado para limpar os pés evitando que essa sujidade passe alem da porta dignificando todos os que educadamente o pisam.
Será que o homem não merece os tapetes, ou os tapetes não merecem o homem ?
A lógica dá a melhor das respostas !

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário