quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FRICÇÃO

Os prodígios científicos da era moderna tem conseguido resultados positivos e negativos em todas as áreas!
Uma dessas maravilhas da ciência foi a iliminaçao ou quase do atrito humano.
Já vivemos no presente tormentoso a miragem do bem estar universal ; inventou-se com efeito um comprimido que dá a quem o toma um estado de calma, de indulgência,de uniformidade do estado de alma. Assim vivemos na convicçao de que foi iliminada a origem da maior parte dos nossos males ! O atrito!
Antes de tudo, vejamos de que dependem as nossas variações de humor. Os psicólogos sabem ou deveriam saber que nem todos os seres humanos tem as mesmas reações ; em certos dias um chefe será severo com a sua secretária exigirá o respeito escrupuloso da austeridade do escritório e das leis da gramática; noutra ocasião, mostrar-se-á menos inflexível com as fantasias ortográficas que brotaram sob as unhas felinas e esmaltadas da funcionária. Hoje um professor resolve reprovar toda a turma; amanhã é capaz de revelar os pontos para aumentar as médias . Há manhãs que nao conseguimos barbear-nos com a mesma lâmina; ou retalhamos a cara em todos os sentidos, como se acabássemos de sair dum instituto de beleza de corte e tatuagem de uma tribo bárbara. Noutras ocasiões uma lamina velha deixa -nos o rosto liso como um prato de porcelana chinesa (da autêntica).
Mas, porquê?
Altos e baixos de que somos vítimas . Um eminente cientista notou que os períodos de alegria e de tristeza se alternam no homem,com uma regularidade quase invariável como a das marés. As circunstâncias exteriores nao fazem senão antecipar, ou retardar um pouco, os períodos de exaltação e depressão. Uma boa notícia no periodo de depressão não dissipará o mau humor; será se tanto, uma vergastada a mais; se pelo contrário, estivermos no periodo de serenidade, de optimismo, de exaltação emotiva, a má noticia não influi minimamente no nosso bom humor.
Exprimindo-nos em números, ao fim de trinta e três dias de euforia caíamos numa semana de depressão.
A causa de tudo isto reside na função de uma das glândulas que estão na origem dos sistemas filosóficos e das guerras, de todas as virtudes, de todos os vícios, da inteligência e do seu antónimo. A glandula tiróide e o seu ciclo - o ciclo tiróide- seriam, pois, os responsáveis e os artífices dessa curiosa divisão do nosso calendário em oito dias de humor sombrio e trinta e três dias de vida com lentes cor de rosa.
Aconteceu porém que um outro cientista inventou outro comprimido para nivelar essas ondulações, e como consequência , eliminar ou reduzir ao mínimo o atrito que se produz, quando um de nós triunfante e eufórico, nos trinta e três dias, topa com um seu semelhante que nao tem vontade de rir, porque se encolhe e embrutece nos oito dias soturnos do seu ciclo tiroideu. Harmonizando,  sintinizando o ciclo em todos nós, a pastilha eliminará o atrito.
Mas ho senhor doutor ; o atrito é o único fenómeno que dá sabor à vida ; é o "seltz" no xarope cotidiano da mediocridade; se, em mecânica, retarda o movimento e corrói os metais postos em contacto, no campo humano é gerador de energia. Os únicos homens que prezo são os que discordam do meu ponto de vista, dizia um filósofo. A amizade contrariada converte-se em amor; o amor combatido transforma-se em paixão. A doutrina que não consegue abrir caminho por meios pacíficos e necessita de bombas e baionetas, martires e de heróis, é a que faz avançar de golpe, a roda da História. O tédio nasce da uniformidade,  enquanto a ideia, o pensamento, as rebeliões sublimes, o entusiasmo, brotam do contraste. Tudo o que na vida é paradoxal e quebra a cadeia dos formalismos, dos conformismos, dos convencionalismos, nao é senão o atrito em acção, o atrito que leva os metais à incandescência lançando jactos de centelhas azuis.
Desconfio dos que não tem "um só inimigo" e prezo mediocremente aqueles de que todos "falam bem", os que comem de tudo, nao tem preferência pelo vinho tinto nem pelo vinho branco, e se dão bem em qualquer parte.
Os governos que não toleram o atrito duma opinião contrária ou do conselho de um técnico independente e punem o dito espirituoso ou proibem a caricatura, confiando fanaticamente na sua infalibilidade, verificam muito tarde que um pouco de atrito nos seus aparatosos absurdos, retarda a corrida vertiginosa para o abismo.
O atrito, no sector psicológico, é a expressão da dificuldade, grande estimulante de energias. No campo sentimental, o atrito aperfeiçoa o coração, dando- lhe a alegria dos seus sofrimentos mais suaves.

(Texto de ensaio protegido por copyright o autor não autoriza a sua difusão por qualquer meio sem autorização prévia)
O autor nao utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DICAS ÚTEIS PARA VIAJAR DE AVIÃO INTER-ILHAS

"Viajar é mudar a roupa da alma" escreveu sabiamente Mário Quintana! Viajar de avião vulgo (urbana) pelas Ilhas dos Açores para a maioria dos Açorianos ainda é gratificante conhecer cada Ilha e as suas peculiaridades específicas,rever velhos amigos : festejar a vida ! Se é residente e está a programar uma viagem desta natureza e para que a mesma decorra com o maior prazer possivel tome nota das seguintes dicas e disfrute de uma viagem "agradavel".
Faça a sua reserva com dois anos de antecedência mínima, começe a poupar de imediato com olho de ver, a sua reserva para qualquer Ilha custa-lhe os olhos da cara, evite a cegueira.
Certifique-se de que a viagem para o destino e viceversa é directa, porém conte sempre com o imprevisto de ultima hora, as (urbanas) tem  tendência fatídica para "oferecer" aos passageiros a passagem obrigatória por pelo menos três Ilhas nos respectivos "apeadeiros aéreos"de cada uma um bônus dispensável para quem deseja uma viagem "limpinha" sem a meiguice das aterrisagens e decolagens intermitentes.
Prepare a sua bagagem com um minimo de dois meses de antecedencia informe-se e peça uma listagem do que é legal transportar consigo poupará tempo e o precioso dinheirinho, não se surpreenda por levar consigo pouco ou nada mais que o vestuário essencial, não caia no erro "grosseiro" de levar na bagagem sementes de funcho, cidreira em folha, ou farinha de trigo ou milho, corre o risco certo de ser "sorteado(a)" a uma severa revista de bagagem humilhante por parte de "especialistas" em segurança aérea que o ou a tratam por (estas) ou (estes) em vez de sr. ou sra. acusam alarvemente que você é um bombista traficante e outras coisas que nao vem na lista... em suma evite a azia a mudança de cor para azul porque já tem a viagem estragada e se partir os dentes a algum "especialista" então é que ruma directo(a) para a penitenciária mais perto de si ver o sol aos quadradinhos, deixe que abusem de si como bem entenderem, perceba que estão lá para garantir a sua "segurança" e tudo é permitido nesta situação, se a (urbana) tiver uma pane a culpa já pertence a outros a estes (especialistas) só "zelar pela sua "segurança máxima".
Nos regressos, há sempre aquela tendência para a compra de um souvenir, antes de gastar o seu dinheiro medite e poupe, nao compre nenhum producto tipico regional tais como inhames, linguiças, queijos etc. evitará obscurecer a felicidade que grangeou na sua viagem que se dilui à passagem pelos "especialistas" da sua "segurança máxima" que dispõe os inhames, a linguiça, o queijo sobre uma mesa propondo-lhe inusitadamente um jogo de xadrez complexo (com assistencia e tudo), a segurança joga de imadiato o bispo (inhame) nunca se sinta diminuido(a) jogue de imediato a rainha (linguiça) e num golpe de sorte faz xeque mate ganhando o jogo, nao caia na tentação de jogar o queijo (peão) perde o jogo, simplesmente por ser considerado como mina anti tanque . Mantenha um sorriso constante de orelha a orelha e ria-se com estrondo quando soar o bip bip e for instigado a abrir os braços e afastar as pernas para ser "delicadamente apalpado" por um dos "especialistas" do mesmo sexo, entretanto e se possivel peça a alguém para lhe fazer uma selfie para mais tarde recordar a triste figura a que a sua segurança o ou a obrigou a fazer com plateia que entretanto nao tem cara de suspeitos(as) e vão passando com alguma liberdade os inhames, a linguiça, o queijo, as ervas medicinais entre outros, com um sorriso "compadecido"
e comprometido que a sua "segurança maxima" permite e bem nao tem cara de suspeição portanto você é criminoso(sa) e nao sabia, é aconselhável portanto uma consulta de psiquiatria antes de viajar com atestado de sanidade mental que não terá muito impacto perante a sua "segurança maxima" de sanidade duvidosa esses sim deveriam ser avaliados antes de cada operação afim de corrigir ordes de infrações há segurança e integridade de um seu igual no papel de passageiro criminoso.
Os inventores da teoria da conspiração são os verdadeiros culpados desta razia, sem no entanto conseguirem iliminar o mal que propagam. Ironicamente testando os scaneres pessoais ficou provado que um indivíduo armado com uma pistola e um cinto de explosivos não passou no sofisticado scaner com a pistola porém passou livremente com o cinto de explosivos, nao deixa de ser preocupante para nós passageiros e um divertimento cansativo para as equipas de "segurança maxima" que buscam o suspeito aleatoriamente .
Viaje, viaje muito, respeite a  segurança na medida em que for respeitado, esclareça-se, você tem direitos, ao minimo sintoma de abuso reclame a presença das autoridades competentes a PSP . Disfrute de viagens agradáveis você pagou com o seu dinheiro ganho honestamente.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
(Este texto foi escrito de forma satírico comica baseado em factos reais com conhecimento de causa,nao assiste ao seu autor quaisquer intenções de denegrir o bom nome das instituições visadas )
O autor não utiliza o acordo ortografico
ensaiosobrealicidez53blogspot.com

sábado, 12 de setembro de 2015

D ISIS TU DIGO EU

O fundamentalismo religioso consiste no acto mental de passagem de uma religião animada pela fé a uma religião animada pela alucinação mental . É comum em todas as religiões, desenganem-se portanto aqueles que atribuem exclusividade fundamentalista à religião Islâmica actualmente aquela que mais preocupação desperta na actualidade . Porém sendo a religião uma criação da mente humana na busca de um ser supremo da perfeição que nunca possuiu cria e recria divindades, actua em nome das mesmas criando o caos simultaneamente anulando-se ela propria perante a natureza da qual faz parte exclusiva e integrante . Mas então, onde cabe a razão ? Como dizia Goya a razão cria monstros e quando a razão se separa do coração, cuidado, muito cuidado pode conduzir ao fim da existencia humana no planeta terra. Uma religião adulterada e manipulada por conveniências de qualquer governo, caso flagrante do ISIS criado pelos USA com a finalidade de recuperar o super capitalismo agonizante e despoletar uma terceira guerra mundial nao olhando a meios para atingir fins, resultou neste estado de terror de refugiados que então se vive nesta UE aliada dos mentores do caos. "Estranhamente" esta onda avassaladora demográfica nao fica na rota geográfica dos seus promotores daí o reforço da mesma e a ausência de qualquer forma de contenção de segurança e paz que não lhes é receptiva porque inconveniente aos seus instintos maléficos . Por conseguinte paga esta façanha uma UE desmembrada, empobrecida, lacaia do imperialismo capitalista do seu aliado USA. Portugal como membro da UE tem a "obrigação" de acolher uma determinada cota de refugiados naturalmente, contra natura está em causa o elevado nivel de "refugiados" portugueses dentro do seu próprio país cujo "campo" está debaixo das pontes dos viadutos subterraneos ou outros locais que ofereçam um vergonhoso e precário abrigo das intempéries naturais . Para estes seus filhos que o governo atirou para esta situaçao de precaridade, faz tabua rasa, como se fossem párias da sociedade ! Num acto de servilismo patético vem o governo propor-se a assumir uma determinada cota de refugiados para aí sim, colocar num campo e sustenta-los às custas do erário público que é uma catástrofe nacional sustentada pelo povo trabalhador (os que ainda tem um posto de trabalho).
Aos que fogem da morte,da fome, da guerra e do caos nao lhes pode ser imputada qualquer culpa, inclusive pagam com a propria vida esse direito que lhes assiste, porem e para que a tragédia seja total o EI infiltra em cada vaga de refugiados elementos destabilizadores de sua confiança para caso sobrevivam continuem o seu rasto de destruição em qualquer que seja o seu destino.
Una compañía de armas norteamericana ha desarrollado un polémico rifle de asalto con citas bíblicas incrustadas que, asegura, “ningún terrorista musulmán querrá usar”

El fabricante de armas estadounidense Spike’s Tactical ha comenzado a vender el Crusader (‘el cruzado’, en español), el primer rifle de asalto “diseñado para que nunca lo utilicen terroristas musulmanes”, informa la cadena Fox. El arma viene grabada con un salmo de la Biblia, que dice: “Bendito sea Dios, que adiestra mis manos para la guerra y mis dedos para la batalla”.

Según el representante de la empresa, Ben Thomas, este mensaje asegura que el rifle no estará en manos de yihadistas, ya que “un terrorista islámico nunca usaría un arma con pasajes de la Biblia”. Sin embargo, el Consejo para las Relaciones Americano-Islámicas opina que “lamentablemente, el nuevo rifle no hará nada para frenar una amenaza real en EE.UU., sino que profundizará la violencia de las armas en nuestra sociedad” y concluyó que “se trata de una estrategia de ‘marketing’ vergonzosa que promueve el odio y la división”.

“Si fuera musulmán, me sentiría muy ofendido; y viceversa, si ellos pusieran las inscripciones del Corán, me sentiría igual”, reflexionó el pastor John Fischer, de la Iglesia Metodista Unida, quien concluyó que le resulta difícil “ver un verso bíblico en un rifle, cuando Jesús nos dijo que amáramos a nuestros enemigos”.

(Con información de agencias/RT
Perante esta ignomínia estão criadas todas as condições para uma catástrofe sem precedentes na historia da humaninade provocada pelos USA (nunca será demais afirmar) e o seu sistema capitalista moribundo sem qualquer hipótese de retrocesso democrático utilzando estrategicamente os seus tentáculos exterminadores de toda a humanidade minando-a por dentro da forma mais abominável de todos os tempos.
D ISIS tu digo eu, será uma panaceia impotente face à realidade que nos foi imposta com prognóstico reservado de extermínio em massa desta humanidade que sonha uma paz utópica no seio da barbárie.

(texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com