quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DE KÁ

30 JANEIRO 2014

Estamos no Inverno, faz um frio do "caraças" e chove, o que não intimida as nossas gentes. Uns de "guarda sol" outros de "guarda chuva" lá avançam um dia mais no calendário da vida.
A descarada da ironia atirou-se ao mar numa chegada do Cruzeiro do Canal. No dia seguinte uma descoberta "intrigante" a ironia tinha mesmo cometido suicídio ! Motivos foram o "falatório" sobre o caso que opiniões avalizadas concluíram tratar-se de excesso de segurança.
A prima e amiga monotonia chegou e instalou-se segundo a mesma para ficar. Bom, "pão" não lhe faltará!
Quem anda em alta por cá é o sr. "progresso" dizem as "más línguas" que tem sido "apanhado" em excessos de velocidade com grau de alcoolemia elevado, mas lá se vai passeando por entre obras e escombros numa persistência idolatra do que nunca foi.
O pão ainda não faltou, a água de quando em vez lá "prega" a sua partidinha de mau gosto, perfeitamente tolerável comendo pão bebendo sumo.
Nunca houve tanto pecador por cá, como agora, as seitas instaladas não tem mãos a medir criando redis para arrebanhar tanto pecador e "ordenhar" o dízimo. Coitadinhos dos pecadores!
Caso do dia é o emprego! Quem tem faça-lhe o gosto. Quem não tem, considere-se desempregado num estado vegetativo e deprimente.
Mas seja-mos optimistas! Não há nada melhor que não fazer a "ponta del corno" e ser "pago" por isso. Além desta "benesse" tem o bónus da "prisão domiciliária" não vá algum "fugir" por este "continente" adentro levando consigo a "fortuna amealhada".
Viva o progresso!
Por cá quem tem saúde tem, quem não tem está doente o que não deixa de ser um paradoxo mas não existe um meio termo, ou melhor existe nas clínicas privadas.
Estatisticamente temos um parque automóvel evoluído com um automóvel vírgula qualquer coisa por habitante. Nada demais, salvo o vírgula qualquer coisa que ainda não vi, e ando a pé.
Os lavradores e os pescadores, estão "ricos". Diz-se !
Não consigo perceber é porque trabalham todos os dias de sol a sol !
Boas notícias também na área das pestes. Este será um ano com menos baratas e mais "caratas". Como contraste está a mãe natureza no seu esplendor radiante, anónima, nua,  desconcertante, na sua beleza maior que nos leva a afirmar de peito aberto, é delicioso viver aqui !
E é decerto esta a riquíssima herança que desejamos todos para os nossos descendentes desfrutem com o mesmo gosto e racionalidade.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

domingo, 26 de janeiro de 2014

ESTATISTICA & REALIDADE

26 Janeiro  201420

O primeiro homem que bocejou e disse : " Eu sou o único", foi o inventor da estatística . Os que vieram depois, limitaram-se a bordar "eruditamente" sobre esse conceito "estatistico". Felizmente para nós, a estatística é a mais capciosa e enganadora das ciências. Esquematizando o que não é esquematizável, chega às conclusões mais absurdas, tanto que alguém formulou a famosa definição: " A istatistica é a ciência segundo a qual, se eu comer um frango e tu não comeres nenhum, cada um de nós comeu em média meio frango. Tenho o péssimo hábito de ser inimigo das istatisticas, bem como das sondagens de opinião, que para mim, são irmãs siamesas.
"Afinal os Portugueses são felizes ". Foi este título de um jornal Português, que me deixou perplexo. Segundo o mesmo jornal, encomendou uma sondagem sobre o estado de espírito dos Portugueses perante a crise instalada os 1211 indivíduos inquiridos confessaram estar bem e felizes. Paradoxal ! Afirmações desta natureza são sem qualquer dúvida, a pior das ofensas a um povo que mendiga o pão nosso de cada dia e não tem onde cair morto.
Estou certo que a questão formulada na sondagem não foi colocada a pensionistas com reformas vergonhosas, aos desempregados, a quem labuta no dia a dia para sustentar a família e ter uma habitação condigna e não consegue porque os ordenados não são elásticos.
A precaridade do povo Português é de tal natureza criminosa e óbvia que felizmente ninguém se revê na mesma muito menos sentir-se feliz com o epotético "meio frango" enquanto os que se declararam felizes comeram o frango todo.
Os psiquiatras, os psicólogos que formularam as perguntas para este inquérito vergonhoso, são pessoas que "comem o frango todo" portanto felizes.
Este inquérito além do mais só pode ter conotação vergonhosa com a política em vigor. Felizmente sei o que estou a escrever conhecendo ao pormenor o crime e a ofensa que aqui é apresentada como "povo Português", quando afinal são 1211 indivíduos que decerto estão do lado oposto ou seja, daqueles que são detentores do capital, da estatística, e do frango inteiro .
Porquê se delicia o homem comodamente sentado a uma secretária frente a um computador que lhe debita estatísticas ornamentais, quando a realidade lhes passa comodamente ao lado ?!
As desigualdades sociais são avassaladoras não constando em estatísticas de alcova.
Prove-se no terreno, no país real, depois escreva-se a verdade com as soluções para a sua erradicação.
Os que são vítimas desta política discriminatória capitalista e do salve-se quem puder agradecem soluções não estatísticas convenientes.
Na realidade, é urgentissimo repartir o "frango" metade para cada um. Sem pessimismos! Que se diga a verdade que a conveniência esconde!

(Texto de opinião pessoal e colectivo - ensaiosobrealucidez53.blospot.com)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

AS "XUCHAS" DA BERNARDINA

21 JANEIRO 2014

A casa dos segredos é um programa da TVI a quem os Portugueses (as) muito devem . As audiências provam-no, e o povo diverte-se imenso abstraindo-se um pouco dos malefícios da crise. A casa dos segredos revelou-se uma fonte inesgotável de talentos "escondidos" trazendo assim à luz da "fama" pessoas asoberbadas e surpreendidas pelo talento que nunca imaginaram possuir. Espatifada no pátio da "fama" , jaz a senhora Bernardina dissecada, mumificada que por ter dado tantas voltas ao conta-quilómetros da vida já não o possui. Surge com o "êxito retumbante" do momento "tira a mão da minha xucha". Promete ! Com uma letra irrepreensívelmente cuidada no seu pormenor e um som sintetizado vindo das arábias uma interpretação "genialissima" com bónus de sotaque brasileiro fazem corar o nosso querido Rui Veloso, deveria ser, sem mais delongas, a escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção com a certeza que desta vez a vitória já cá mora.
O "nascimento" destes fenómenos não é novo bem como a sua divulgação pública são um "contributo" valioso para mover a roda do progresso deste seculo XXI.
"Tira a mão da minha xucha" por ser um "êxito" contém um pequeníssimo erro definido pela "artista" como no singular quando deveria ser plural. Coisa de somenos importância, quem sabe a senhora tem alguma "xucha" seca !
Seja como for, tudo a bater o pezinho as palminhas, a este "estrondoso êxito" da senhora Bernardina o qual sem ser musical é uma coisa...como direi... "tira a mão da minha xucha" . Chatice !

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SORRIA ... KEEP SMILING

20 JANEIRO 2014

O sorriso despretensioso e autêntico é uma linguagem universalmente compreendida e aceite. Segundo a ciência o sorriso é excelente tónico para uma boa saúde. Demais, saber sorrir é uma arte, da qual nos distancia-mos cada dia mais refugiando-nos em olhares rebarbativos e inviesados de quem engoliu ácido ao pequeno almoço.
O funcionari@ da loja que nos responde com ares de príncipe ultrajad@ que não tem o objecto pedido. O funcionari@ público subaltern@ que está a jogar à bisca lambida no computador mas desculpa-se irritad@ "não vê que estou ocupad@ ? ".
Este género de pessoas são a antítese do sorriso, e de uma vivência salutar embrutecidos por egocentrismos não digeriveis.
Em muitos países ditos evoluídos contratam-se funcionari@s que saibam sorrir e dizer obrigad@. Com efeito, um sorriso genuíno faz toda a diferença no nosso cotidiano, derruba fronteiras e barreiras sociais intransponíveis. No nosso pequeno meio, pesado, burocrático, normativo, e quesilento, além de outros, existem exemplos dignos de ser seguidos por aqueles que optam pelo lado sisudo da vida. Merecedores de uma placa de honra (com uma ou outra excepção) estão @s funcionari@s do Centro de Saúde da Horta, do Serviço de Urgência do Hospital da Horta bem como restantes funcionari@s deste mesmo Hospital por saberem sorrir e provar que não tem contra indicações. Fica muito bem e é uma vitória para todos. Na arte do sorriso deveria-mos todos ser no mínimo aprendizes.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright ) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O TORNIQUETE DA CIVILIZAÇÃO

16 JANEIRO 2014

Acostumados como estamos em enganar-nos mutuamente, pelo prazer de receber em troca outras tantas mentiras, repetimos sem cessar a palavra "civilização" com todos os adjectivos e verbos. Cumpre, porém, ter a coragem de dizer que os famosos "alvores da civilização", mencionados quando acenamos à invenção da roda, são os nossos dias a nossa época. Hoje e não naquele tempo estamos na aurora da civilização, sujeitos a contínuos retornos ao passado. Seria licito perguntar se a civilização já despontou, ou se somos quando muito homens da idade da pedra que instalaram na caverna aquecimento central e frigorífico.
Seria desejável uma civilização mais progressista que não se auto-limite a normativos e decretos enviesadas que o homem cria num persistente sentido limitativo dele próprio numa perspectiva redutora do progresso em que cada qual em consciência tenha a possibilidade de dar um contributo válido e emitir uma opinião sem o castramento envenenado de uma sociedade ditatorial e primitiva cujo objectivo consiste em criar padrões de conduta arcaicos remetendo as nossas mentes para a irracionalidade colectiva.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright ) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

BORDA FORA

15 JANEIRO 2014

"Quem dá "vende" e tira nasce-lhe uma giga".
Mais giga, menos giga, foram muitos os países movidos por interesses diversos a compor o arsenal químico que a Síria detinha e provavelmente ainda detém e é condenável.
Os "donos" do mundo, os U.S.A. venderam também eles armas químicas a facções Sirias que agora exigem de volta num aparatoso golpe de propaganda próprio das suas teorias da conspiração inocentes.
Um paradoxo!
Paradoxalmente, embarca-se "tudo" em navio (s) , dá-se uma ordem a um país que cede de cu ao léu, autorizando transbordos de materiais de altíssima perigosidade para a natureza e humanidade para de seguida serem destruidas em espaço "aberto" no mar.
Qualquer que seja a justificação científica dada pelos U.S.A. para a eliminação deste arsenal químico cai por terra perante as consequências nefastas que advém desses químicos contra a fragilidade da natureza já seriamente afectada deste pobre planeta em que vivemos e que os nossos descendentes vão herdar. Se a área para a "eliminação" destes químicos é necessária, então os U.S.A. tem a solução suprema nos seus desertos, mares, etc. Porque não o fazem? Porque existe a subserviência desta velhinha Europa perante este "gigante" de cócoras. Os desenrrascanços de uns poucos "espertos" são a desgraça visível de toda uma humanidade que paga mais cara a cada dia a factura da sobrevivência. Que futuro para a humanidade ? A resposta está nestes atentados infames de mentes doentias e preversas que jogam borda fora diariamente as basofias da sua impunidade global.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

domingo, 12 de janeiro de 2014

DISCOS VOADORES

12 JANEIRO 2014

Desde os seus primórdios o homem busca na abóbada celeste a existência de outros seres seus iguais.
A terra está pejada de simbolos e arabescos que segundo os cientistas na matéria são prova irrefutável de que não somos únicos neste universo. Diariamente são avistados, cada vez em maior quantidade objectos voadores não identificados interagindo com humanos e com as suas avançadas tecnologias numa pseudo demonstração questionável de uma eventual "guerra dos mundos".
A fazer fé nos cientistas existem objectos voadores de todas as formas e feitios, e para todos os gostos. O mais comum, a esfera brilhante incandescente tripulada por um único homunculo adejando no ar a velocidades estonteantes.
Porque o fazem ? O que pretendem de nós ?
Teorias diversas dão como certa a demonstração exibicionista do seu poder tecnológico futurista, enquanto outros teimam em afirmar que estes homunculos são uma orde de parvos que não tem mais nada que fazer que aborrecer a humanidade.
Estou em crer que ambas as afirmações estarão próximas da realidade virtual.
Conjugando ambas afirmações deparamo-nos com algo tirado a químico semelhante ao homem actual orgulhosamente tripulando a sua esfera, mais ou menos brilhante adejando no ar exibindo a sua mediocridade. Aqueles que permanecem com os pés assentes neste planeta terra coçam a cabeça confusos, mas atentos, na expectativa de destrinçar quem é quem.
As evidências tem vindo a demonstrar a existência em crescendo de um número preocupante de humanos orbitando as suas próprias esferas debitando para o espaço poluentes perigosos tais como arrogância, insolência, infantilidade imberbe, protagonismo, e tantos outros que Freud explica .
É possível que os habitantes terrenos já tenham perdido um tanto a fé no seu próximo isto é, em si mesmos. Também pode ser que a curiosidade acerca dos discos voadores seja simplesmente o derivativo de que necessitamos para esquecer que a vida é esquálida, monótona e sem remédio.
Pessoalmente continuarei a peregrinar e a acreditar que o homem se auto-regenerará na sua descendência mais autêntica consciente da sua função neste planeta-casa onde sejamos dignos de habitar.
Que os discos não povoem as nossas mentes e sim reproduzam sinfonias de paz alegria e felicidade.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright) ensaiosobrealucidez53blogspot.com

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DA HORTA

09 JANEIRO 2014,

O "PODER" DOS GUARDA-CÚS !

Ao ser criado um benefício somos levados a pensar que será da maior utilidade para todos, facilitando, e todas as benesses expectáveis. Inaugurado que foi o novo terminal de passageiros, sem ser uma boa obra, pelo menos razoável oferecendo um melhor serviço a todos que se deslocam entre Ilhas.
Diz o povo, e com razão que não há bela sem senão !
Cabe aqui expôr a mancha negra, entre outras, deste terminal. Construído para facilitar, dificulta-se as coisas como já é norma desta terra em benefício de ninguém.
Os seguranças !
Da maior inutilidade para o que quer que seja como aliás tem dado provas estes guarda-cús beneficiando de poderosíssimos lobbies dão-se ao luxo de transformar o céu em inferno dificultando a vida de todos aqueles que tentam levar uma vida tanto quanto possível tranquila.
Como animais raros só são visíveis nas partidas e chegadas que também agora tem a designação de "departures" e "arrivales" onde posam para os passageiros, lado a lado mãos atrás do cú, pernas abertas cerca de 40 cm, sobrolho carregado próprio de quem acabou de degostar um limão azedo.
Olham os passageiros um a um na tentativa de descoberta de um inimigo imaginário que visionaram no filme da noite anterior .
Não é compreensível que no momento de crise que este país atravessa se esbanje dinheiros públicos na contratação destes palhaços que brincam com coisas sérias.
Apela-mos a quem dirige este terminal que tenha o supremo bom senso de eleminar esta macacada que não benificia ninguém.
Caso surja exaltação de ânimos e se gerem confrontos físicos estes guarda-cús na certa sairão seriamente magoados.
Em seguida será chamada a verdadeira autoridade a actuar em conformidade com a lei não benificiando ninguém e provando uma vez mais a utilissima dispensa destes absurdos.
Não me venham justificar com progresso e afins a presença inútil destes guarda-cús.
Tenham paciência, mas o velhinho cais de Santa Cruz funcionou sempre bem dispensando perfeitamente estes esbirros.
Dá saudades levantar um saco de batatas que nos vinha endereçado e partir tranquilamente rumo a casa!

(Texto de opinião pessoal e colectivo) ensaiosobrealucidez53blogspot.com