05 JULHO 2014, 10:55 "Um governo mundial " "Porque é necessário? " "Será que é possível? " "Quem está preparado para governar?" As testemunhas de jeová tem as respostas e as soluções ?! Mas ... merecerão crédito ? Claro que não, não lhes assiste o dom da verdade nem algo próximo da mesma ! COMO ACTUAM
Passam por nossas casas com persistência e proselitismo.
"O fim dos tempos está a chegar!" / anunciam eles mal lhes abrimos a porta. "Vivemos os últimos dias deste mundo corrupto. A bíblia já o tinha anunciado. "Veja só: a subida dos preços,as fomes,as guerras um pouco por toda a parte ... e a poluição que transforma o Globo num enorme monte de imundicies! " Deixam sempre um folheto: "satanás está prestes a reunir os chefes políticos de toda a terra para a guerra do grande dia de Deus ! Nada impedirá o conflito universal que se aproxima, dizem. " Insane tentativa egocentrista de fazer querer que só quem faz parte da sua cáfila será "salvo".
"Está assim tão perto?" pergunta-se-lhes ! "Sim ! as guerras sucedem-se. (Desde que a humanidade existe a mesma teve algum dia de paz?), muitíssimo antes de nascer o fundador do jeovinismo Charles Taze Russel (1852-1916) ? Grande farsa! "
Desde 1914 tomaram uma dimensão mundial . E a crise económica e social é precisamente a prova de que tudo vai mal ! A catástrofe está a bater-nos à porta ! Vai ser o armagedão, o grande combate em que os maus (são eles os bons ! ) serão aniquilados por Jeová. Começarão então os mil anos de felicidade em que Jesus Cristo irá governar a terra, transformada num Jardim de paraíso ... " (só mil anos ? E depois ?) (Péssimo negócio! ).
Mas atenção! "No choque que anunciam só podem ter esperança de sobreviver os que tomaram partido pelo reino de Deus" !
BREVISSIMA RESENHA DA SUA HISTORIA
O jeovismo, na origem, situa-se dentro da linha do adventismo primitivo. Está próximo do judaísmo pela sua concepção de Deus, que é a do antigo testamento. Pela leitura literal que faz da bíblia é "fundamentalista" : cada passagem seja qual for o seu lugar no livro, deve ser tomada à letra. E cada afirmação é considerada como a Verdade : os números, as cronologias e também a criação da terra em seis dias. Praticam o profetismo, privilegiando a leitura dos livros deste género na bíblia/ Ezequiel, Daniel, o Apocalipse/ e a identificação dos acontecimentos da época actual com os textos do passado. É igualmente a partir de cronologias constantemente retomadas que irão fixar a data do iminente fim dos tempos. Para William Miller , pai do adventismo, era em 1843, depois 1844. E Russel, pai do jeovismo, ensina que Cristo está presente invisivelmente desde Outubro de 1874 e que o fim do mundo aconteceria em 1914. É de facto a partir de 1874 que nos estados Unidos, Charles Taze Russel (1852-1916), presbiteriano, congregacionista e finalmente adventista, de Pittsburg , na Pennsilvânia, funda o movimento cujo nome é ainda Watch Tower and Tract Society of Pennsylvania/ of New York. A sua origem é tipicamente americana: um homem de negócios consagra-se à difusão das suas crenças, (pudera,oportunista) convencido,depois, dum abandono passageiro de qualquer prática religiosa, de que o regresso de Jesus está próximo, invisivel ao mundo mas visível aos olhos do crente e que ele deve ser o anunciador . A partir de 1879-1880 fundam-se "congregações " sob o nome de estudantes da bíblia ( substituido em 1931 pelo de testemunhas de jeová). Russel apresenta-se como "o escravo fiel e avisado" do evangelho (mat. 24), cuja interpretação da bíblia é a única com direito de cidadania: está- se longe da livre interpretação do texto segundo a tradição da reforma. Quem recusar a sua ditadura ideológica e o centralismo da associação é pura e simplesmente excluído.
Russel terá, porém, algumas dificuldades com os seus aderentes ao ser posta em causa a sua moralidade na altura em que se separa da mulher ou aquando duma venda suspeita dum trigo "milagroso" da qual retirou importantes benefícios financeiros.
Nathan Knorr (1905-1977), na sucessão do "juiz" em 1942, administrará a sociedade à americana. E Frederik W. Franz enriquecerá a intransigência doutrinal provendo-a de regras rigorosas para a vida pratica: recusa da transfusão de sangue, do serviço militar, do voto, da participação em qualquer associação cívica. Refaz novos cálculos para fixar a data da vinda do Reino à terra, já esperado em vão para 1914, 1915, 1916, 1918, depois 1925 e 1930. As suas próprias datas serão 1975 e 1986. A partir de então, as previsões tornaram-se mais fluidas. Mas lá continuam a debitar cálculos numa busca incessante frenética e fanática do tal armagedão com o qual tristemente não se conseguem encontrar nem com a ajuda da imprevisibilidade divina. Estendo a minha mão solidária aos milhões de pessoas que por boa fé e desconhecimento foram caçados, a todos os que tem vindo a ser excluídos, e aos restantes que se mantém firmes nas suas ideologias de fé que não se deixam caçar pelo jeovismo apocalíptico e acreditar que o fim será sempre um recomeço na vida da humanidade que nos impulsiona a caminhar sempre na busca do Paraíso nesta terra que habitamos na paz no amor e concórdia de toda a humanidade.
Sobretudo adorar as testemunhas de jeová quanto maior for a distância a que se encontrem de nós, quando próximos representam um perigo real para mentes menos esclarecidas.
Pela minha parte, respeito a liberdade religiosa desde que me respeitem também no meu sossego e tranquilidade. Caso contrário, (e já não é a primeira vez) dentro da minha propriedade solto os cães, não sem primeiro avisar. Quem é dono da verdade ???
(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright. Fontes de pesquisa Jean Vernette ) ensaiosobrealucidez53blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário