terça-feira, 31 de março de 2015

PRISIONEIROS DA LIBERDADE

O homem nasceu para lutar, para a conquista, da sua liberdade no conforto da justiça social igualitária!
A humanidade tarda em perceber que é degradante passar as noites agitando as águas dos charcos para fazer calar as rãs, que perturbam com o seu coaxar, o sono dos grandes da terra e das suas favoritas .
O choque e o drama do desemprego e da pobreza mundial crescente são exemplo real desta submissão avassaladora nas mãos dos povos que olvidaram os motivos porque vivem e progridem em pleno século  XXI !
A cultura do egocentrismo é perversa e desumana neste salve-se quem puder do cotidiano anárquico, frases como " tenha paciência, melhores dias virão"  "a culpa é do governo" que se escutam ao voltar de cada esquina no comodismo silencioso da cavaqueira, multiplica as nossas culpas incultas de embriaguez psicológica sedentária. "Que me importam os "outros" ... eu tenho um ordenado , cogitam de si para consigo, convictos de uma infalibilidade que não possuem
tudo pode acontecer,   reclama-se solidariedade que nunca manifestaram a outrem.
Na escassez da memória apregoa-se liberdades que não se possui e aparências extorquidas à ilusão de que tudo isto é um sinal de progresso pessoal e individualista.
Os homens são tão estúpidos, que uma violência repetida acaba por lhes parecer um direito . Receio, que o uso bárbaro destas atitudes se difunda neste fenómeno recessivo de que está sofrendo a humanidade!
Por cá, qual o preço de um emprego sem filiação partidária
e apadrinhado ?! Incomportável
para quem no desemprego sem posses ! Calam-se as bocas, os lamentos ocultos pela cortina negra dos medos e desesperos familiares, as depressões fazem vítimas irreversíveis, o mundo desaba,
enquanto os escolhidos apregoam liberdade e progresso no frenesim tresloucado, da ignorância! Para os encolhidos a vida sem sentido é como a lua ... mingua, mingua . Enquanto um homem vegetar na miséria não existe liberdade e democracia, os governos não tem culpa, tem-na todos os que os elegeram e abstencionistas! O povo !
Um breve exemplo ilustrativo : concorrem a uma vaga de emprego 60 pessoas com créditos comprovados, 59 participam na prova de selecção, nenhum reúne "capacidades" para ocupar a vaga , existe um que não comparece nas provas por não ser necessário, é o número 1, e pior não reúne quaisquer requisitos para ocupar a vaga em questão ! Os regeitados esses, vencidos expectantes conformados na escuridão do sistema, não protestam conscientes de que aquele foi o escolhido !                              "Fazer ondas" compromete o futuro que intimida e     "acagaça " ! Provar o quê, para quê, é esta realidade indigente de um povo oprimido que se refugia no silêncio com o medo por almofada nas noitadas do desespero.
Os salazaristas saíram dos seus túmulos quais vampiros sequiosos do presente e rejubilam, festejam, aplaudem, esses sim, solidários a toda a prova neste pequenino ilhéu no meio do Atlântico quais marqueses de Camarus da historieta do Gato das Botas, pertencem-lhes a nesga de terra o oceano, ... e o povo !

(Para meditar nesta semana "santa" , na qual a carne e o peixe não fazem parte do menu de imensas famílias nesta Ilha,não por obedecer a critérios religiosos impostos, mas por ausência de meios financeiros para os adquirir durante todas as semanas "santas" de todos os anos ! )

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

 

2

segunda-feira, 30 de março de 2015

Paracetamol Cuidado

O paracetamol está presente na maioria dos lares brasileiros e europeus. É bastante usado em tentativas de suicídios, sendo um grande causador de lesões no fígado. Tomar de uma só vez grandes quantidades de paracetamol pode lhe causar grandes lesões no fígado, algumas irreversíveis, necessitando de transplante. Em outros casos, tomar deliberadamente paracetamol pode resultar em uma hepatite fulminante, com consequências fatais. Estudo publicado na British Journal of Clinical Pharmacology mostrou que dos 663 pacientes hospitalizados com graves lesões no fígado, ¾ eram provocados por ingestão incorreta de paracetamol. O quarto restante havia ingerido doses maiores do que a prescrita na receita médica. Na França, estudo mostrou que cerca de 90% das falências hepáticas com necessidade urgente de transplante de fígado são causadas pelo uso incorreto do paracetamol. Ele é um medicamento vendido livremente no Brasil e bastante prescrito pelos médicos, o que pode revelar números alarmantes de problemas hepáticos no país se uma pesquisa como esta fosse realizada por aqui. A dose máxima de paracetamol recomendada nos países da Europa é de 4 gramas por dia. A partir de 6 gramas ingeridas o paciente pode sofrer graves lesões no fígado, embora já tenha sido encontrados pacientes com lesões hepáticas importantes consumindo a dose máxima recomendada. Na França, o paracetamol é atualmente o medicamento mais vendido. Os médicos alertam que não existe necessidade de bani-lo do mercado mundial. Todo medicamento tem efeitos colaterais e trata-se de uma droga segura. O que deve existir é uma melhor vigilância, procurando orientar de forma mais incisiva os pacientes para respeitarem as doses recomendadas. MEDICAMENTOS QUE CONTÉM O PRINCÍPIO ATIVO PARACETAMOL A » 
ACETOFEN » 
ACETOFEN GOTAS » 
ALGI TANDERIL B » 
BUSCOPAN PLUS C » CEFABRINA » 
CEFALIUM » 
CIBALENA A D » 
DESCON CÁPSULAS » 
DESCON GOTAS » 
DESCON SOLUÇÃO ORAL » DORICO » 
DORILAX Comprimidos E » EMSGRIP » 
ESSEDIN GRIPE »
 EXCEDRIN F » 
FLUVIRAL M » 
Maxidrin » 
MIOFLEX N »
 NALDECON DIA » 
NALDECON LÍQUIDO » NALDECON NOITE » NALDECON PACK » 
NOTUSS O » 
ORMIGREIN P » 
PARACETAMOL » PARACETAMOL + CLORIDRATO DE PSEUDOEFEDRINA » Paracetamol Eurofarma » PARACETAMOL GOTAS » PARACETAMOL+FOSFATO DE CODEÍNA DA EUROFARMA » Paralon » 
PARCEL »
 PARENZYME ANALGESICO R » RESFENOL » /
RESPRIN T » 
TANDRILAX » 
Tandrotamol » 
TOPLEXIL » 
TOPLEXIL PEDIÁTRICO » Torsilax » 
Trifen » 
Trilax » 
TRIMEDAL 500 » 
Tylenol AP » 
Tylenol Bebê Suspensão Oral » Tylenol Comprimidos 500 mg » Tylenol Comprimidos 750 mg » Tylenol Criança Suspensão Oral » 
Tylenol DC » 
Tylenol Gotas » 
TYLEPHEN » 
Tylex U » 
Ultracet Fontes: – Jornal Ciência – Paracetamol: Estudo mostra que o medicamento é um dos maiores causadores de lesões no fígado - [Estudo] Staggered overdose pattern and delay to hospital presentation are associated with adverse outcomes following paracetamol-induced hepatotoxicity - [Estudo] Overdose pattern and outcome in paracetamol-induced acute severe hepatotoxicity - [Estudo] Patients with acute liver failure listed for super-urgent liver transplantation in France: Re-evaluation of the clichy-villejuif criteria. - Bulas.med.br – Paracetamol - Terapia Floral On-Line – Paracetamol: Estudo mostra que o medicamento é um dos maiores causadores de lesões no fígado 58230

sexta-feira, 27 de março de 2015

FOI VOCÊ QUE PEDIU UM LOW COST ?

Explorar ao máximo todos os locais possíveis onde possam "caber" mais passageiros (dentro da cabine, cogitando-se lugares de pé) tudo de acordo com as "normas de segurança" . Este conceito nasceu com a Southwest Airlines decorria o ano de 1996 sendo a primeira companhia a operar este segmento de mercado low cost! Local ... usa berço tradicional de todos os partos da excentricidade, dos fenómenos, e da loucura capitalista .
As dificuldades económicas das companhias aéreas tradicionais deram azo ao fenómeno low cost , com uma taxa de adesão de passageiros muito superior às expectativas! O "segredo" destas companhias aéreas é estar sempre no ar, limitar tudo o que tenha a ver com despesas : portuárias, de pessoal, de espaço, os lugares nestes aviões de classe única tem um pitch (distância) entre as cadeiras mínimo de "segurança" afim de empilhar um maior número de passageiros, todos os serviços a bordo são pagos, tais como comida, bebida, e em alguns casos a utilização do wc, logicamente, necessidades à borla só em casa .
Quem diz que os voos low cost
não são seguros ? São sim senhores ! As adesões de passageiros é exemplo disso mesmo, os acidentes já acontecidos não são da nossa conta , supostamente não acontecerá mais nenhum, agora com a " brilhante " solução da presença contínua de duas pessoas na cabine de pilotagem que "anula" para zero o risco de suicídio, salvo se o duo toma a decisão duplamente! Temos que acreditar que nada acontecerá, levar na bagagem o livrinho "Como viajar de avião sem ter medo", um terço, e uma pata de coelho  (...) afinal, desastres aéreos sempre os houve e haverá em proporção muito menor que os terrestres e extraterrestres, o que interessa mesmo é que não seja connosco !
O caso de "suicídios" dos pilotos é mais frequente nestas companhias low cost como aconteceu recentemente com a Germanwings em que o co-piloto, rapaz novo, decidiu atirar com aquilo p'ro charco levando consigo 150 vidas humanas e seis cães raça galgo que viajavam no porão! "Estupor do rapaz, isto tá tudo doido" escuta-se por aí ! A versão do "suicídio" é válida nestas companhias aéreas, provado que alguns, poucos, mas sempre lamentáveis acidentes terem acontecido, segundo especialistas, por vias do suicídio de algum dos pilotos ! Existem as famosas caixas "negras" que tudo registam e contam, não ao público que só sabe da versão favorável às companhias aéreas e seguradoras ! A verdade, a autêntica verdade fica dentro de outra caixa bem mais simples mas que nenhum cientista ainda teve acesso ;    o cérebro humano, e porque os mortos não depõe fazem-no por eles os vivos, bem vivos ! Deduz-se daqui a facilidade com que são atribuídas culpas sempre, ou quase, ao humano e nunca a máquina toda poderosa e "infalível" que nunca é perdida, as seguradoras cobrem os prejuízos, as indemnizações às famílias dos inocentes perecidos e caso encerrado! Continuaram a voar, de túnica branco imaculado no mar de sangue de todos os que jamais voarão! Preocupante,mas real !
O prazer do pessimismo jamais será solução, mas criar leis rigorozissimas e fiscalizações de malha apertada e repensar as "vantagens" que as companhias aéreas low cost tem a obrigação de cumprir na íntegra para com os seus passageiros! Claro que o que deveria ser feito não o é,        porque na prática não rende o tal lucro expectável, por conseguinte falência, que na realidade é o que acontecerá a qualquer tempo com as companhias low cost por razões óbvias de competitividade a qualquer preço ! Uma vida humana não tem preço muito menos o que lhe é atribuído pelo capital e a mediocridade humanoide !
A precaução e a lógica indicam no sentido de todo o cidadão estar informado, aqui com os pés bem assentes na terra das rotas que seguem os voos low cost , sob pena de ser vítima dos mesmos sem o ter pedido !
Abrigue-se,portanto, dos lucros fáceis e da loucura colectiva !

(Texto de opinião pessoal e colectivo,protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

Porque surge sempre a teoria de suicídio?

AIRBUS 320 Porque surge sempre a teoria de suicídio? 26/3/2015, 18:27 A percentagem de acidentes de aviação devido a suicídio de pilotos está abaixo dos 0,5%. Nestes casos, a companhia aérea é indemnizada pela perda do avião. As famílias recebem da seguradora.  Os casos confirmados de acidentes por suicídio são raros Getty Images Autor Observador Tópicos ACIDENTES DE AVIAÇÃOAIRBUS 320INDEMNIZAÇÕESSEGUROS É uma das primeiras teorias que surge quando acontece um acidente de aviação: um elemento da tripulação seria o responsável por ter deliberadamente descontrolado o avião, de modo a provocar a sua morte e de todos os que seguiam a bordo. E são vários os casos onde a hipótese de suicídio do comandante, do copiloto ou de outro membro da tripulação foi posta em cima da mesa. Volta agora a se uma das possibilidades, com Andreas Lubitz, o copiloto do Airbus 320 que se despenhou nos Alpes. Recentemente, quando o avião das Linhas Aéreas de Moçambique TM470 se despenhou na Namíbia em novembro de 2013, enquanto voava entre Maputo e Luanda (Angola), a comissão de investigação provou que o comandante tinha “a clara intenção” de provocar um acidente. Por altura deste acidente no voo TM470, que matou 33 pessoas, o ministro dos Transportes esclareceu que as famílias iam ser indemnizadas pela seguradora da companhia aérea moçambicana e não pelas Linhas Aéreas de Moçambique. Aliás, a empresa ia mesmo receber dinheiro pela perda do avião. Também sobre o avião da Malaysia Airlines, que tanto tempo inspirado as mais loucas conspirações, surgiu a desconfiança de suicídio de um dos pilotos do MH370 que desapareceu do mapa a 8 de março do ano passado. A Aviation Safety Network listou oito acidentes de aviação que terão sido provocados deliberadamente por um membro do comando do avião, mas apenas cinco estão de facto confirmados. O primeiro acontecimento deu-se a 22 de agosto de 1976, quando um piloto russo roubou um avião e fê-lo despenhar-se contra um bloco de apartamentos Novosibirsk, onde vivia a ex-mulher. Morreram 12 pessoas. Mas o caso mais trágico aconteceu em outubro de 1999: um avião da Egypt Air caiu a pique, 30 minutos depois de levantar voo do Aeroporto JFK em Nova Iorque, depois de o piloto ter abandonado o cockpit. A hipótese de suicídio nunca foi confirmada para o acidente que vitimou 217 pessoas. No entanto, apenas 0,41% dos acidentes de aviação foram conclusivamente provocados por suicídios dos pilotos ou co-pilotos. Este é um dado de um estudo da Federal Aviation Administration, que provou que, entre os 3648 acidentes ocorridos no período 1993-2002, apenas 15 aviões caíram deliberadamente.

Low Cost o fenómeno

Transportes XXI Tr. Rodoviário Tr. Ferroviário Tr. Marítimo Tr. Aéreo » Notícias » Investigação » Aviões » Fotoreportagem » Galeria fotográfica » Low-Cost - O Fenómeno  Low-cost é uma palavra cada vez mais frequente entre quem viaja regularmente pelo Mundo ou por quem simplesmente se interessa pelos transportes ou pela indústria aeronaútica. Contudo, alguns desconhecem o verdadeiro mundo que envolve esta expressão.  Tratam-se de companhias aéreas com voos regulares e frequentes, cujas principais características são o facto de terem nomes apelativos e facilmente memorizáveis pelo público, com uma estrutura tarifária de gestão simples, baseada sobretudo na aquisição on-line de bilhetes. As refeições servidas a bordo não estão incluídas nas tarifas da grande maioria das companhias, possibilitando assim um custo menor no preço do bilhete. Em regra geral, são viagens sem reserva fixa de lugar no avião. Operam essencialmente para aeroportos secundários, pois as taxas aeroportuárias são menores e estão menos sujeitos à saturação. As rotas são fixas e directas, sendo o principal objectivo ligar dois pontos com o menor tempo possível em Terra. Operam frotas homogéneas de aviões para minimizar os custos com tripulação e manutenção em rotas curtas com intenso uso diário comercial. Têm tempos de rotação em terra baixos (até 20 minutos) pois é mais económico ter sempre aviões sempre no ar, porque um slot num aeroporto pode ter custos exorbitantes, o que faz com que as low-cost tenham segmentos de voos distintos, ou seja, uniformizam o produto para cada voo de forma a diminuir os prejuízos. Os lugares nos aviões destas companhias têm um pitch (distância) entre as cadeiras minimo de segurança, o que torna os voos mais longos, um pouco mais cansativos. Isto deve-se ao facto destas companhias só utilizarem uma classe (económica light, se assim se pode chamar)e de explorarem ao máximo todos os possiveis locais onde possam "caber" mais passageiros (dentro da cabine, de acordo com as normas de segurança). Onde nasceu o conceito A Southwest Airlines nasceu em 1966 e foi a primeira companhia a operar este segmento de mercado, denomiado por low-cost. Nasceu pela mão de um homem de negócios, de nome Rollin King. Começou por operar serviços para pequenas cidades, como Laredo e Eagle Pass. Como a companhia tinha prejuízos, Rollin contactou um amigo com o intuito de montar uma low-cost para ligar as três principais cidades do Texas: Dallas, San Antonio e Houston. Assim se dá a todo este acontecimento de aparecimento de low-cost, o “efeito Southwest”, pois foi o dono desta companhia que teve a brilhante visão de criar uma companhia aérea do “povo”. As companhias aéreas de Low Cost, são hoje uma realidade incontornável na Europa, estimando-se que, em 2010, atinjam uma quota de 24% do mercado do transporte aéreo. Com as margens de lucro esmagadas, estas companhias ficam impedidas de voar para fora dos continentes de origem, sob pena de perderem toda a sua rentabilidade. Devido à crise económica que afecta a aviação comercial em todo o mundo desde 2001, o segmento das Low Cost tem conhecido consideráveis índices de crescimento, graças ao factor preço. No entanto, e como não há bela sem senão, só conseguem apresentar as melhores tarifas quando as reservas são feitas com a devida antecedência. A regra, hoje já copiada pelas companhias tradicionais, diz que, quando a reserva é feita perto da data do voo, a tarifa aumenta drasticamente. De tal forma que os preços chegam a aproximar-se dos praticados pelas concorrentes tradicionais. Qual o segredo do sucesso e dos preços tão baixos? Uma estrutura de custos reduzida: – a bordo quase tudo é extra, e pago pelo consumidor, incluindo as refeições; – voos preferencialmente com destino a aeroportos secundários e em horários pouco lotados; - têm pequenas estruturas operacionais e a maioria das vendas de bilhetes feita via Internet, reduzindo os custos de distribuição e emissão de bilhetes. Evolução das low-costs até aos dias de hoje As companhias aéreas low-cost não param de surpreender, tornando-se mesmo um fenómeno para os utilizadores. No ano passado as companhias aéreas de baixo custo foram responsáveis por um quarto dos passageiros transportados em toda a Europa. Em termos de comparação, à cinco anos atrás absorviam apenas 5% deste mercado. As três companhias que na altura existiam eram: a Ryanair, Easy Jet e a Virgin Express; hoje em dia e só na Europa existem cerca de 50, não estando ainda esgotado o seu potencial de crescimento. Pelas contas da Official Airlines Guide (OAG), dentro de um ano e meio haverá mais 160 companhias de baixo custo a operar em todo o mundo, sendo a Europa, Médio Oriente e África as regiões que apresentam o crescimento mais rápido. O mercado das low-cost é já dominado em 42% (segundo OAG) por apenas duas companhias, Easy Jet e a Ryanair, com uma quota de 21% cada, seguidas pela Air Berlin, com 8%. E por muito que este mercado cresça, não vai chegar para todas. Segundo a IATA prevê-se que o número de passageiros na Europa passe dos 480 milhões (2004), para 610 milhões, (2010), dos quais 180 milhões (33%) irão optar por Companhias de Baixo Custo, contra os 120 milhões (25%) do ano passado. Mas as duas líderes do mercado também têm planos claros de expansão. A Easy Jet espera passar da actual frota de 97 aviões para 151 até 2008, quando deverá transportar 45 milhões de passageiros (quase o dobro do que transportou em 2005). A Ryanair não quererá ficar atrás, mesmo porque o percurso das duas companhias tem sido, até aqui, muito idêntico. De acordo com a politica de "low cost, low fare” (baixo custo, baixa tarifa) os preços por bilhete em média de 60 euros, manter-se-ão, mesmo com a escalada do preço dos combustíveis. Segundo a grande maioria das companhias aéreas de baixo custo não haverá um aumento dos custos aos passageiros sob a forma de taxa. A solução será sempre a inovação e a manutenção de aeronaves sempre novas, para que o prejuízo seja mínimo e a satisfação/lucro seja máximo. Low-cost Portuguesas Na minha opinião a existência de uma low-cost nacional não seria viável, pois Portugal é um país pequeno e muito "centralizado", ou seja os pontos de interesse são em sitios com maior fluxo, veja-se o caso de Lisboa e Funchal, em que todos nós sabemos que as taxas aeroportuàrias destes dois aeroportos são as mais elevadas em Portugal, o que deixaria OPO e FAO num lugar menos importante, isto porque é certo e sabido que a maioria das low cost Europeias voam para FAO por este cobrar valores de taxas aeroportuárias relativamente baixos. Portugal não tem mercado para uma low-ost de bandeira nacional. Low Cost para os PALOP A criação de uma companhia aérea ‘low-cost’ entre Portugal e os Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, cuja viabilidade chegou a ser ponderada, está praticamente posta de lado, pois é considerada impraticável e mesmo utópica. A mera sugestão da sua possibilidade foi refutada pelo representante da Embaixada de Angola em Portugal, Filomeno Ceita, assim como pelo ministro de Hotelaria e Turismo Angolano. O presidente da fundação, António Vilar, diz que a ideia foi considerada de “difícil concretização” por Filomeno Ceita, dada a previsível relutância da TAP e da TAAG em abrir mão da exclusividade nas viagens entre Angola e Portugal. Para além disso há pressões de vários ‘lobbies’ portugueses e angolanos a dificultarem a criação de uma companhia de tal envergadura. A não esquecer que várias companhias já o tentaram no passado mas sem qualquer tipo de sucesso. Manuel Vilar refere que cerca de 80% dos angolanos que voam para terras lusas se dirigem ao Norte, não se justificando por isso a necessidade de fazer escala em na Capital Portuguesa. Low-cost a operarem em Portugal Existe desde algum tempo companhias low-cost a operarem para Portugal de forma a manter o nosso país conectado com o resto da Europa. O maior contributo para o aumento do tráfego regular internacional no Aeroporto de Lisboa veio do início da operação de novas companhias low cost, designadamente da easyJet, da Vueling e da Monarch, que elevaram a participação deste segmento no tráfego regular internacional. Em conjunto, as nove companhias low cost incluídas entre as 30 principais companhias a operarem de e para Lisboa em número de passageiros totalizaram 116.159 passageiros (até Maio de 2006) Companhias que operam em Portugal: - EasyJet - Transavia - Ryanair - Sterling / Maersk - Aer Lingus - Thomson Fly - Hapag Lloyd - BMI Baby - Condor - Niki - Fly be - Air Berlin - Monarch Scheduled - Excel Airways - Jet Air - Norwegian - Jet2 - Budget Air - GlobeSpan - Virgin Espress - First Choice - Germanwings - Air Finland - Centralwings - Hapag Lloyd Express - Vueling - LTU   O futuro das low cost As opiniões divergem muito nesta temática, pois ninguém sabe o “dia de amanha”. Porém ha quem se atreva a dizer que no mercado das low-cost desde que consiga manter baixos custos de manutenção com frotas sempre modernas e com aviões sempre a voar é que se terá sucesso. E assim estas companhias culminaram com sucesso na aviação comercial. Por outro lado os mais sépticos afirmam que as low-cost caminham para a extinção total ou parcial. Pois 50 das companhias de baixo custo actualmente existentes na Europa, apenas duas, a Ryanair e a Easy Jet (ambas Britânicas), dão lucro, "as restantes são todas deficitárias” segundo a gestora de mercado da EasyJet para Portugal e Espanha (Cristina Bernabé), que na sua opinião, só as que têm um bom respaldo financeiro irão conseguir manter-se e, à semelhança das companhias aéreas tradicionais, todas as outras estão condenadas a passar por um processo de fusões ou, simplesmente, desaparecer. Citando ainda a gestora de mercado da Easy Jet, “No final só restarão três a cinco companhias de baixo custo verdadeiramente importantes em toda a Europa, embora possam existir outras, mas de pequena dimensão e para operar em nichos de mercado específicos". Por João Alcântara Fotos de João Alcântara, Pedro Becken, Ricardo Figueiredo e Luis Gonçalves Fotografia do banner de Luis Rosa  Login User  Password   Relembrar Login  » Registe-se aqui !

Companhias aéreas low cost

Companhias de baixo custoEditar A sequinte lista[2] compreende todas as companhias aéreas de baixo custo organizadas por país de origem. África  África do Sul FlySafair Kulula.com Mango  Egito Air Arabia Egypt  Quênia Fly540 Jambojet (pertence a Air Kenya e opera com o mesmo código IATA)  Marrocos Air Arabia Maroc  Tanzânia Fastjet  Zimbabwe Zimbabwe flyafrica.com América do Norte  Canadá Air Canada Rouge WestJet  Estados Unidos Allegiant Air Frontier Airlines JetBlue Southwest Airlines Spirit Airlines Sun Country Airlines Virgin America  México Interjet Vivaaerobus.com Volaris América do Sul  Argentina Sol Líneas Aéreas  Brasil Azul Gol Transportes Aéreos  Chile Sky Airline  Colômbia EasyFly VivaColombia Ásia  Bangladesh Biman Bangladesh Airlines GMG Airlines Novoair United Airways US-Bangla Airlines  China 9 Air China United Airlines Spring Airlines  Coreia do Sul Air Busan Eastar Jet Jeju Air Jin Air T'way Airlines  Filipinas AirAsia Philippines AirAsia Zest Cebu Pacific PAL Express Tigerair Philippines  Hong Kong Hong Kong Express Airways Jetstar Hong Kong (ainda não aprovada)  Índia Air India Express AirAsia India GoAir IndiGo SpiceJet  Indonésia Citilink Indonesia AirAsia Indonesia AirAsia X  Japão Air Do AirAsia Japan (ainda não aprovada) Jetstar Japan Peach Skymark Airlines Solaseed Air Spring Airlines Japan StarFlyer Vanilla Air  Malásia AirAsia AirAsia X Firefly Malindo Air  Myanmar Golden Myanmar Airlines  Quirguistão Pegasus Asia  Singapura Jetstar Asia Airways Scoot Tigerair  Sri Lanka Mihin Lanka  Taiwan Tigerair Taiwan V Air  Tailândia Nok Air NokScoot (a partir de 2015) Solar Air Thai AirAsia Thai AirAsia X Thai Lion Air Thai Smile Thai VietJet Air (a partir de 2015)  Vietname Jetstar Pacific Airlines VietJet Air Europa  Alemanha Air Berlin Germanwings  Áustria InterSky Niki  Espanha Iberia Express Volotea Vueling  França HOP! Transavia.com France  Hungria Wizz Air  Islândia WOW air  Irlanda Aer Lingus Ryanair  Itália Blue Panorama Airlines  Letônia AirBaltic  Noruega Norwegian Air Shuttle  Países Baixos Transavia.com  Reino Unido easyJet Flybe Jet2.com Monarch Airlines  República Checa SmartWings (pertence a Travel Service Airlines e opera com o mesmo código IATA)  Roménia Blue Air  Rússia Pobeda  Suíça easyJet Switzerland  Turquia Corendon Airlines Pegasus Airlines  Ucrânia Wizz Air Ukraine Médio Oriente  Arábia Saudita Flynas  Bahrein Bahrain Air  Emirados Árabes Unidos Air Arabia flydubai  Iémen/Iêmen Felix Airways  Israel UP  Kuwait Jazeera Airways Oceania  Austrália Jetstar Airways Tigerair Australia

sexta-feira, 20 de março de 2015

PRELÚDIO A JOÃO ANGELO

Início de tarde de 18 de Março 2015

Um homem, uma burra,um livro de poesias, de Miguel Torga e um megafone, instalam-se no coração desta cidade da Horta junto à estátua de António José de Ávila! Que espectáculo!
Carecas com e sem cabelo, o mulherio tagarela,espreitam à vez, por detrás dos cortinados, sorriso pérfido, próprio do status quo elitista ! O homem é louco, só pode !
Esse "louco" é o João Ângelo, e a sua dócil e inteligente "burrinha", a Maria Angela, que decidiram abraçar uma causa justíssima, solidarizar-se com os trabalhadores da TAP local que correm o sério risco da perda dos seus postos de trabalho dado o encerramento do seu balcão nesta Ilha , bem como evidenciar o seu justo protesto pelo abandono desta companhia aérea desta rota que vem trazer a todos nós sérios revezes a todos os níveis, e que não interessam a ninguém, excepto ao João Ângelo!
Toca o telefone , atendendo, do outro lado da linha voz conhecida, gargalhante : é pá o João Ângelo está na rotunda junto à estátua a declamar poesia para uma burra ... não percas esta! Agradeci, e gelidamente disse : não me apetece rir, quisera eu estar junto do João, solidário com o sua solidariedade e protesto plenamente feliz ! Após breve silêncio escutei um oh de fracasso comprometido , e a feliz certeza que perdi um conhecido!
Não vi televisão, não escutei rádio, tampouco sei se os jornais publicaram a notícia, vi no facebook a foto do João Ângelo que me enterneceu e alertou a minha memória de tantas e tantas lutas que protagonizei, emocionei-me! Não me interessa o que foi, ou o que será interessa-me o que é, ponto de partida para todas as lutas e conquistas!
O João Ângelo é um Homem com, e de palavra, disse, concretizou! A diferença afere-ce por atitudes tão nobres quanto esta, quase extintas !
O João Ângelo abraça e defende causas justas, contra tudo e contra todos ! O João é fixe ,não necessita de louros ,nem os procura : é um laureado nato ,um líder que merece a atenção de todo o povo desta Ilha, em especial a juventude protagonista do agora !
Despertar em uníssono com este Homem humilde, por isso grandioso , acreditar no possível no real, na mudança urgente e vital para uma sobrevivência digna e justa é o mínimo que cada cidadão pode ainda fazer por si, por todos! Deixê-mo-nos de ser redondos de tanto girar à volta do individualismo e da egocentricidade apática e degenerativa de qualquer sociedade que preze a sua dignidade !
A partir desta data, os Faialenses, quer queiram quer não tem o exemplo deste grande Homem consciente, e autêntico que não faz promessas ! Diz e cumpre ! "Não importa se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi ! " Um forte e solidário abraço, para ti João Ângelo, que a tua e a nossa liberdade jamais seja negociável!

sexta-feira, 13 de março de 2015

O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO

Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão
Como um pássaro sem asas
Ele subia com as casas
Que lhe brotavam da mão.
Mas tudo desconhecia
De sua grande missão:
Não sabia, por exemplo
Que a casa de um homem é um templo
Um templo sem religião
Como tampouco sabia
Que a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.
De fato, como podia
Um operário em construção     
Compreender porque um tijolo
Valia mais do que um pão?    
Tijolos ele empilhava
Com pá, cimento e esquadria                      
Quanto ao pão,ele o comia...
Mas fosse comer tijolo!
E assim o operário ia
Com suor e com cimento    
Erguendo uma casa aqui
Adiante um apartamento
Além uma igreja, à frente
Um quartel e uma prisão:    
Prisão de que sofreria
Não fosse, eventualmente
Um operário em construção.    
Mas ele desconhecia
Esse fato extraordinário:
Que o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.
De forma que, certo dia
À mesa, ao cortar o pão
O operário foi tomado
De uma súbita emoção
Ao constatar assombrado
Que tudo naquela mesa -   
Garrafa, prato,facão -
Era ele quem os fazia
Ele, um humilde operário,
Um operário em construção.    
Olhou em torno: gamela
Banco, enxerga, caldeirão  
Vidro, parede, janela
Casa, cidade, nação!
Tudo, tudo o que existia
Era ele quem o fazia
Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
Exercer a profissão.
Ah, homens de pensamento   
Não sabereis nunca o quanto
Aquele humilde operário
Soube naquele momento!   
Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava.
O operário emocionado
Olhou sua própria mão
Sua rude mão de operário
De operário em construção
E olhando bem para ela
Teve um segundo a impressão
De que não havia no mundo  
Coisa que fosse mais bela.
Foi dentro da compreensão  
Desse instante solitário
Que, tal sua construção   
Cresceu também o operário.   
Cresceu em alto e profundo
Em largo e no coração
E como tudo que cresce
Ele não cresceu em vão
Pois além do que sabia -  
Exercer a profissão -
O operário adquiriu
Uma nova dimensão:
A dimensão da poesia.
E um fato novo se viu
Que a todos admirava:
O que o operário dizia
Outro operário escutava.
E foi assim que o operário
Do edifício em construção
Que sempre dizia sim  
Começou a dizer não.
E aprendeu a notar coisas
A que não dava atenção:
Notou que sua marmita
Era o prato do patrão
Que sua cerveja preta
Era o uísque do patrão
Que seu macacão de zuarte
Era o terno do patrão
Que o casebre onde morava
Era a mansão do patrão
Que seus dois pés andarilhos  
Eram as rodas do patrão        
Que a dureza do seu dia
Era a noite do patrão
Que sua imensa fadiga
Era amiga do patrão.
E o operário disse: Não!
E o operário fez-se forte
Na sua resolução.
Como era de se esperar
As bocas da delação   
Começaram a dizer coisas
Aos ouvidos do patrão.
Mas o patrão não queria  
Nenhuma preocupação    
"Convençam-no" do contrário                  
Disse ele sobre o operário
E ao dizer isso sorria.
Dia seguinte, o operário
Ao sair da construção
Viu-se súbito cercado
Dos homens da delação
E sofreu, por destinado
Sua primeira agressão.        
Teve seu rosto cuspido
Teve seu braço quebrado
Mas quando foi perguntado
O operário disse: Não!
Em vão sofrera o operário
Sua primeira agressão
Muitas outras se seguiram  
Muitas outras seguirão.
Porém, por imprescindível
Ao edifício em construção
Seu trabalho prosseguia
E todo o seu sofrimento  
Misturava-se ao cimento
Da construção que crescia.  
Sentindo que a violência
Não dobraria o operário
Um dia tentou o patrão
Dobrá-lo de modo vário.
De sorte que o foi levando
Ao alto da construção
E num momento de tempo  
Mostrou-lhe toda a região
E apontando-a ao operário  
Fez-lhe esta declaração:
- Dar-te-ei todo esse poder
E a sua satisfação
Porque a mim me foi entregue     
E dou-o a quem bem quiser.
Dou-te tempo de lazer
Dou-te tempo de mulher.  
Portanto, tudo o que vês
Será teu se me adorares
E, ainda mais,se abandonares
O que te faz dizer não
Disse,e fitou o operário
Que olhava e refletia
Mas o que via o operário
O patrão nunca veria.
O operário via as casas
E dentro das estruturas
Via coisas, objetos
Produtos, manufaturas.
Via tudo o que fazia
O lucro do seu patrão
E em cada coisa que via
Misteriosamente havia
A marca de sua mão.
E o operário disse: Não! - 
Loucura! - gritou o patrão
Não vês o que te dou eu? -   
Mentira ! - disse o operário
Não podes dar-me o que é meu.
E um grande silêncio fez-se   
Dentro do seu coração
Um silêncio de martírios
Um silêncio de prisão.
Um silêncio povoado
De pedidos de perdão
Um silêncio apavorado         
Com o medo em solidão.
Um silêncio de torturas
E gritos de maldição                
Um silêncio de fraturas
A se arrastarem no chão.
E o operário ouviu a voz           
De todos os seus irmãos que  
morreram                                     
Por outros que viverão              

Uma esperança sincera  
Cresceu no seu coração
E dentro da tarde mansa  
Agigantou-se a razão
De um homem pobre e esquecido
Razão porém que fizera
Em operário construído
O operário em construção.

Vinicius de Moraes

F

F

quarta-feira, 11 de março de 2015

O poeta e a lua

Em meio a um cristal de ecos
O poeta vai pela Rua
Seus olhos verdes de éter Abrem cavernas na lua
A lua volta de flanco
Eriçada de luxúria
O poeta, alocado e branco Palpa as nadegas da lua
Entre as esferas nitentes Tremeluzem pêlos fulvos
O poeta, de olhar dormente Entreabre o pente da lua
Em frouxos de luz e água Palpita a ferida crua
O poeta todo se lava
De polidez e doçura
Ardente e desesperada
A lua vira em decúbito
A vinda lenta do espasmo Aguça as pontas da lua
O poeta afaga-lhe os braços
E o ventre que se menstrua
A lua se curva em arco
Num delírio de volúpia
O gozo aumenta de súbito
Em frêmitos que perduram
A lua vira o outro quarto
E fica de frente, nua
O orgasmo desce do espaço Desfeito em estrelas e nuvens Nos ventos do mar perpassa Um salso cheiro de lua
E a lua, no êxtase, cresce
Se dilata e alteia e estua
O poeta se deixa em prece
Ante a beleza da lua
Depois a lua adormece
E míngua e se apazigua ...
O poeta desaparece
Envolto em cantos e plumas Enquanto a noite enlouquece No seu claustro de ciúmes

(Vinicius de Moraes ) Copy Vítor Jorge

Algumas perguntas a um "homem bom"

Algumas perguntas a um "homem bom" Bom, mas para que? Sim, não és venal, mas o ralo que sobre a casa sai também Não é venal. Nunca renegas o que disseste. Mas, o que disseste? És de boa fé, dás a tua opinião. Que opinião? Toma coragem contra quem? És cheio de sabedoria Pra quem? Não olhas aos teus interesses. Aos de quem olhas? És um bom amigo. Sê-lo-ás do bom povo? Escuta pois: nós sabemos que és nosso inimigo. Por isso vamos Encostar-te a paredão. Mas em consideração dos teus méritos e das tuas boas qualidades Escolhemos um bom paredão e vamos fuzilar-te com Boas balas atiradas por bons fuzis e enterrar-te com Uma boa pá debaixo de terra boa.

REMENDO DO CASACO

"Sempre que o nosso casaco se rasga vocês vêm correndo dizer: assim não pode ser; isso vai acabar, custe o que custar! Cheios de fé vão aos senhores enquanto nós, cheios de frio, aguardamos. E ao voltar, sempre triunfantes, nos mostram o que por nós conquistam: Um pequeno remendo. Ótimo, eis o remendo. Mas onde está o nosso casaco? Sempre que nós gritamos de fome vocês vêm correndo dizer: Isso não vai continuar, é preciso ajudá-los, custe o que custar! E cheios de ardor vão aos senhores enquanto nós, com ardor no estômago, esperamos. E ao voltar, sempre triunfantes, exibem a grande conquista: um pedacinho de pão. Que bom, este é o pedaço de pão, mas onde está o pão? Não precisamos só do remendo, precisamos o casaco inteiro. Não precisamos de pedaços de pão, precisamos de pão verdadeiro. Não precisamos só do emprego, toda a fábrica precisamos. E mais o carvão. E mais as minas. O povo no poder. É disso que precisamos. Que tem vocês a nos dar? "

terça-feira, 10 de março de 2015

NÃO MUDO

Não mudo !
nem tampouco surdo mudo! Bradam vozes de gúrus, mudem as suas mentes ou jamais mudará nada !
Eu não mudo !
Não me assistem razões, mas certezas !
Tenho direito à diferença!
Serei o eterno incompreendido, pelos que não mudam nada, acomodados no status quo do gelo humanóide!
Não mudo !
Sou parte integrante da natureza, minha mãe, minha querida e doce mãe!
Não mudo o mundo,meu lar! Não mudo nada, definitivamente nada !
Não mudes , aconselha o meu amigo Tobias , sábio natural de valores !
Não mudo !
Que mude a perfídia humana!

vitor jorge

terça-feira, 3 de março de 2015

Tudo é possível em Portugal

Ex-agente da PJ e antigo dirigente do Sporting estará envolvido em crimes violentos. Paulo Pereira Cristóvão NUNO FERREIRA SANTOS  2 O ex-agente da Polícia Judiciária (PJ) e antigo vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão foi detido nesta terça-feira pela PJ. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo PÚBLICO. Pereira Cristóvão estará ligado a assaltos à mão armada, sequestros e associação criminosa. Paulo Pereira Cristovão foi detido no âmbito de uma investigação que em Julho do ano passado levou à detenção de 12 pessoas por sequestro, roubo e usurpação de funções. O grupo, que integrava três agentes da PSP, foi desmantelado por elementos da Unidade Nacional Contra o Terrorismo da PJ, indiciados por associação criminosa, sequestro, roubo qualificado, usurpação de funções, abuso de poderes e posse de armas proibidas. Pereira Cristóvão sinalizaria as vítimas e fornecia informação à associação criminosa a que pertencia, sendo um dos mentores dos roubos e sequestros perpetrados pelo grupo. A PJ emitiu um comunicado, a revelar que, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), em inquérito titulado pelo DCIAP, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 37 e os 49 anos, presumíveis autores da prática dos crimes de associação criminosa, sequestro, roubo qualificado, usurpação de funções, abuso de poderes e detenção de armas proibidas. “Os agora detidos, juntamento com outros doze suspeitos, estes já detidos em meados do ano passado, alguns deles pertencentes a uma força de segurança, integravam uma organização criminosa dedicada ao roubo no interior de residências, que simulavam tratar-se de verdadeiras acções policiais para cumprimento de buscas domiciliárias judicialmente ordenadas, tendo mesmo, nalguns casos, utilizado as suas próprias fardas para assim melhor credibilizarem as suas acções”, revela a nota. Os crimes investigados ocorreram nos distritos de Lisboa e Setúbal, cabendo aos agora detidos a sinalização de potenciais vítimas dos roubos a cometer. No decurso da operação policial foram cumpridas oito buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendidos relevantes elementos de prova. Pereira Cristóvão foi vice-presidente do Sporting no mandato de Godinho Lopes, depois de ter sido candidato a presidente do clube.

segunda-feira, 2 de março de 2015

VALHA-NOS NOSSA SENHORA DO LORETO

... e os voos da verde rubra transportadora Nacional TAP, estão a chegar ao fim, pelo menos para as Ilhas do Pico e Faial ! Após três décadas de serviços, bem ou mal prestados nestas duas Ilhas, fartou-se, e fartou muita gente, especialmente os adeptos fervorosos da concorrente Açoreana SATA em especial emigrantes Açoreanos que preferem a pressurização interna num ambiente perfumado a morcela com batata doce, do que a concorrente TAP com um ambiente pobre de pescada com grelos! É apenas e tão só a diferença já que as "viaturas" são iguaizinhas mais A menos Y ! A partir do final do mês de Março de 2015 , regredimos trinta anos de conquistas e vilanias, e entramos na velha era da camioneta Horta Terceira, Pico Terceira, Horta S.Miguel,Pico S.Miguel e vice versa, com apenas duas diferenças de peso, o monopólio dos transportes aéreos Pico e Horta ,e as camionetas já não são Avros mas sim Bombardier, é outra loiça, "tã riquinhes queles sã" !
As manifestações partidárias acerca desta falha gravíssima que vem afectar turistica e comercialmente estas duas Ilhas e os seus habitantes limitaram-se à simples discordância da praxe,como se essa atitude servisse para algo producente!
Sem querer fazer futurologia, ainda com a situação que se avizinha, tudo em polvorosa , um inferno de Dante ao vivo e a azul e branco devotado onde haverá choro e ranger de dentes (se sobrar algum ) ! Vejamos bem, pelos olhos do presidente do governo regional dos Açores e do primeiro-ministro português : nem aeroporto temos,quando muito, um apeadeiro aéreo, na Ilha do Faial, no Pico uma pista de patinagem no meio dos maroiços! Viva S. Miguel e Terceira ,equipados com pistas rodeadas de "arranha céus " que  "enchem o olho" e os bolsos dos mesmos divisionistas de sempre ! Já agora, que regresse a FLA e consolide a independência dos Açores nestas duas Ilhas únicas, porque as restantes sete nunca passaram de "calhaus " que flutuam ao sabor da vilanagem e da conveniência Micaelense !
A SATA é uma mini companhia aérea incapaz de prestar um serviço aéreo público com a dignidade que todos,mas todos os Açoreanos merecem por direito! Viagens directas para Lisboa a partir do Pico ou do Faial passaram a ser um sonho, as probabilidades são de camioneta até há Terceira ou S.Miguel e o respectivo transbordo com ligação a Lisboa método utilizado durante anos anteriormente e "comodamente" !
Aos "satistas" dou os meus parabéns, enfim sós !
Adeus à TAP que deixa de         " perturbar " por estas bandas de porões recheados com a tão apregoada e desejada unidade Açoreana e a sua dúbia prosperidade igualitária  !
Valha-nos Nossa Senhora do Loreto padroeira da aviação comercial !

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

Por favor, e se lhe aprouver, deixe o seu comentário! Este blog é democrático!

8