Início de tarde de 18 de Março 2015
Um homem, uma burra,um livro de poesias, de Miguel Torga e um megafone, instalam-se no coração desta cidade da Horta junto à estátua de António José de Ávila! Que espectáculo!
Carecas com e sem cabelo, o mulherio tagarela,espreitam à vez, por detrás dos cortinados, sorriso pérfido, próprio do status quo elitista ! O homem é louco, só pode !
Esse "louco" é o João Ângelo, e a sua dócil e inteligente "burrinha", a Maria Angela, que decidiram abraçar uma causa justíssima, solidarizar-se com os trabalhadores da TAP local que correm o sério risco da perda dos seus postos de trabalho dado o encerramento do seu balcão nesta Ilha , bem como evidenciar o seu justo protesto pelo abandono desta companhia aérea desta rota que vem trazer a todos nós sérios revezes a todos os níveis, e que não interessam a ninguém, excepto ao João Ângelo!
Toca o telefone , atendendo, do outro lado da linha voz conhecida, gargalhante : é pá o João Ângelo está na rotunda junto à estátua a declamar poesia para uma burra ... não percas esta! Agradeci, e gelidamente disse : não me apetece rir, quisera eu estar junto do João, solidário com o sua solidariedade e protesto plenamente feliz ! Após breve silêncio escutei um oh de fracasso comprometido , e a feliz certeza que perdi um conhecido!
Não vi televisão, não escutei rádio, tampouco sei se os jornais publicaram a notícia, vi no facebook a foto do João Ângelo que me enterneceu e alertou a minha memória de tantas e tantas lutas que protagonizei, emocionei-me! Não me interessa o que foi, ou o que será interessa-me o que é, ponto de partida para todas as lutas e conquistas!
O João Ângelo é um Homem com, e de palavra, disse, concretizou! A diferença afere-ce por atitudes tão nobres quanto esta, quase extintas !
O João Ângelo abraça e defende causas justas, contra tudo e contra todos ! O João é fixe ,não necessita de louros ,nem os procura : é um laureado nato ,um líder que merece a atenção de todo o povo desta Ilha, em especial a juventude protagonista do agora !
Despertar em uníssono com este Homem humilde, por isso grandioso , acreditar no possível no real, na mudança urgente e vital para uma sobrevivência digna e justa é o mínimo que cada cidadão pode ainda fazer por si, por todos! Deixê-mo-nos de ser redondos de tanto girar à volta do individualismo e da egocentricidade apática e degenerativa de qualquer sociedade que preze a sua dignidade !
A partir desta data, os Faialenses, quer queiram quer não tem o exemplo deste grande Homem consciente, e autêntico que não faz promessas ! Diz e cumpre ! "Não importa se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi ! " Um forte e solidário abraço, para ti João Ângelo, que a tua e a nossa liberdade jamais seja negociável!
Sem comentários:
Enviar um comentário