terça-feira, 31 de março de 2015

PRISIONEIROS DA LIBERDADE

O homem nasceu para lutar, para a conquista, da sua liberdade no conforto da justiça social igualitária!
A humanidade tarda em perceber que é degradante passar as noites agitando as águas dos charcos para fazer calar as rãs, que perturbam com o seu coaxar, o sono dos grandes da terra e das suas favoritas .
O choque e o drama do desemprego e da pobreza mundial crescente são exemplo real desta submissão avassaladora nas mãos dos povos que olvidaram os motivos porque vivem e progridem em pleno século  XXI !
A cultura do egocentrismo é perversa e desumana neste salve-se quem puder do cotidiano anárquico, frases como " tenha paciência, melhores dias virão"  "a culpa é do governo" que se escutam ao voltar de cada esquina no comodismo silencioso da cavaqueira, multiplica as nossas culpas incultas de embriaguez psicológica sedentária. "Que me importam os "outros" ... eu tenho um ordenado , cogitam de si para consigo, convictos de uma infalibilidade que não possuem
tudo pode acontecer,   reclama-se solidariedade que nunca manifestaram a outrem.
Na escassez da memória apregoa-se liberdades que não se possui e aparências extorquidas à ilusão de que tudo isto é um sinal de progresso pessoal e individualista.
Os homens são tão estúpidos, que uma violência repetida acaba por lhes parecer um direito . Receio, que o uso bárbaro destas atitudes se difunda neste fenómeno recessivo de que está sofrendo a humanidade!
Por cá, qual o preço de um emprego sem filiação partidária
e apadrinhado ?! Incomportável
para quem no desemprego sem posses ! Calam-se as bocas, os lamentos ocultos pela cortina negra dos medos e desesperos familiares, as depressões fazem vítimas irreversíveis, o mundo desaba,
enquanto os escolhidos apregoam liberdade e progresso no frenesim tresloucado, da ignorância! Para os encolhidos a vida sem sentido é como a lua ... mingua, mingua . Enquanto um homem vegetar na miséria não existe liberdade e democracia, os governos não tem culpa, tem-na todos os que os elegeram e abstencionistas! O povo !
Um breve exemplo ilustrativo : concorrem a uma vaga de emprego 60 pessoas com créditos comprovados, 59 participam na prova de selecção, nenhum reúne "capacidades" para ocupar a vaga , existe um que não comparece nas provas por não ser necessário, é o número 1, e pior não reúne quaisquer requisitos para ocupar a vaga em questão ! Os regeitados esses, vencidos expectantes conformados na escuridão do sistema, não protestam conscientes de que aquele foi o escolhido !                              "Fazer ondas" compromete o futuro que intimida e     "acagaça " ! Provar o quê, para quê, é esta realidade indigente de um povo oprimido que se refugia no silêncio com o medo por almofada nas noitadas do desespero.
Os salazaristas saíram dos seus túmulos quais vampiros sequiosos do presente e rejubilam, festejam, aplaudem, esses sim, solidários a toda a prova neste pequenino ilhéu no meio do Atlântico quais marqueses de Camarus da historieta do Gato das Botas, pertencem-lhes a nesga de terra o oceano, ... e o povo !

(Para meditar nesta semana "santa" , na qual a carne e o peixe não fazem parte do menu de imensas famílias nesta Ilha,não por obedecer a critérios religiosos impostos, mas por ausência de meios financeiros para os adquirir durante todas as semanas "santas" de todos os anos ! )

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

 

2

1 comentário: