quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A PROVA DOS DEZ

0s rankings do poderio bélico são polémicos, mas, em qualquer lista desse tipo, quem aparece no topo é o exército dos Estados Unidos (só para simplificar, uso "exército" na minha informação como sinónimo popular de Forças Armadas, incluindo aí Exército, Marinha e Aeronáutica). Além de armas arrasadoras, os americanos têm um efetivo de 1,4 milhões de soldados (só perdem para os chineses nesse quesito) e torram uma fortuna com os militares: Por ano, são 329 biliões de dólares, o que dá 1 138 dólares por habitante, um dos maiores gastos do mundo. Eleger o "senhor" dos exércitos não é fácil, mas descobrir o resto do ranking é uma guerra. Encaro a batalha e monto uma primeira versão da lista com base nas informações do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), a mais conceituada organização independente que monitoriza a situação dos exércitos de todo o mundo. Das estatísticas do IISS, tiro três dados comparativos: o efetivo de cada exército, os gastos militares totais e per capita. Mas, como a tecnologia e o poder dos armamentos também contam valiosos pontos, decidi avaliar o arsenal de cada nação.         

1. Estados Unidos Efetivo: 1414 000 soldados           
Gasto militar anual: 329 biliões de dólares (1 138 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim

Única superpotência militar depois do colapso soviético, os Estados Unidos são "donos" da mais poderosa esquadra do globo, que tem uma dúzia de porta-aviões gigantes, a maioria de propulsão nuclear. O país conta ainda com o maior arsenal nuclear e modernos armamentos operados por computadores e guiados por satélites .

2. Rússia Efetivo:                       988100soldados                           
Gasto militar anual: 48 biliões de dólares (333 dólares por habitante
Armas nucleares:sim                 

O maior herdeiro da ex-URSS possui exército numeroso e pesquisa militar de ponta, mas tem poucos recursos para comprar equipamentos. A vocação por números astronómicos diminuiu: durante a Guerra Fria, a URSS chegou a ter 5,3 milhões de soldados — um recorde — e produziu mais de 70 mil tanques das séries T-54/T-55/T-62. Considerados inferiores aos modelos ocidentais, mas podiam levar a melhor pela quantidade

3. China Efetivo: 2 270 000 soldados.
Gasto militar anual: 48 biliões de dólares (37 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim

O país mais populoso da Terra conta com bom número de armas nucleares e sempre teve Forças Armadas numerosas, mas o nível pouco sofisticado de sua indústria não permitia equipar as tropas com armas de última geração. Isso mudou recentemente: o salto económico e a relativa abertura política das últimas duas décadas levaram a China a investir na modernização do arsenal .

4. França Efetivo: 260 400 soldados.
Gasto militar anual: 38 biliões de dólares (636 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim
Para se proteger da ameaça comunista na Guerra Fria, os franceses criaram uma força nuclear própria com os três meios clássicos de lançar armas atómicas: mísseis em terra, em submarinos e em aviões. A indústria de defesa é uma das principais da Europa, produzindo tanques de ótima qualidade, como o Leclerc, e aviões clássicos como os das séries Mirage .

5. Reino Unido
Efetivo: 210 400 soldados Gasto militar anual: 35 biliões de dólares (590 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim
Até a Segunda Guerra (1939-1945), a Grã-Bretanha era a maior potência naval da Terra. Depois do conflito, a Marinha Real encolheu, mas ainda é uma das principais do mundo. O Exército sempre foi pequeno, mas é um dos mais profissionais do planeta, bem equipado com tanques, blindados de transporte de pessoal e uma parafernália de mísseis.

6. Coréia do Norte
Efetivo: 1 082 000 soldados
Gasto militar anual: 4,7 biliões de dólares (214 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim
Assolado pela pobreza e pela fome, este país sustenta um dos estados mais militarizados do planeta. Envolvidos em disputas de território com a Coréia do Sul desde a década de 40, os comunistas do Norte contam com tropas numerosas com muito armamento convencional. Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologia para produzir armas nucleares .

7. Índia Efetivo: 1 298 000 soldados
Gasto militar anual: 13 biliões de dólares (13 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim
O segundo país mais populoso do planeta sempre esteve em guerra com os seus vizinhos muçulmanos. Hoje, o maior rival é o Paquistão, com quem disputa terras na região da Caxemira. As aguerridas tropas indianas estão entre as mais bem equipadas do Terceiro Mundo. Além de muitos soldados, a Índia tem armas nucleares e mísseis para transportá-las .

8. Paquistão Efetivo: 620 000 soldados
Gasto militar anual: 2,5 biliões de dólares (17 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim
A maior potência militar muçulmana tem economia e população inferiores às da rival Índia, mas, para criar um "equilíbrio de terror" no sul da Ásia, o Paquistão também investiu em armas nucleares. Pouco se conhece sobre as armas atómicas ou sobre o tamanho do arsenal do país. Mas a existência da bomba dos dois lados da fronteira tem forçado Índia e Paquistão a uma convivência tensa — e "pacífica", na medida do possível .

9. Coréia do Sul             

Efetivo: 686 000 soldados
Gasto militar anual: 12 biliões de dólares (266 dólares por habitante)
Armas nucleares: não
Graças à proteção dos Estados Unidos, o país atingiu níveis económicos, científicos e tecnológicos muito superiores aos do vizinho do norte. Por causa da crise com os comunistas, a Coréia do Sul mantém Forças Armadas poderosas em prontidão na fronteira, embora não tenha armas atómicas. O equipamento é de alta qualidade, comprado aos americanos ou desenvolvido localmente com ajuda ianque .

10. Israel Efetivo: 161 500 soldados
Gasto militar anual: 9,4 biliões de dólares (1 499 dólares por habitante)
Armas nucleares: sim
Pequeno e pouco populoso, Israel envolveu-se em conflitos com os vizinhos árabes e resolveu se armar até os dentes. Para compensar a inferioridade numérica, os israelitas optaram por qualidade: as suas tropas estão entre as mais bem treinadas da Terra, a Força Aérea dispõe de tecnologia de ponta e a experiência em combate fez o país desenvolver algumas das melhores armas disponíveis, como o tanque Merkava.

Uma vez mais a capciosa estatística a incorrer em erros primitivos, com carácter manipulador da opinião pública.
Os USA dominam o mundo em todas as áreas, em especial no potencial bélico ! Mas será tão real assim ? Definitivamente não ! Apesar dos atrasos tecnológicos belicistas, a Rússia progrediu esponencialmente num segredo bem guardado do qual se desconhecem o número de soldados bem como a sua elevadissima capacidade de alta tecnologia de ponta, conhecida através da ténue  intervenção na Síria, a Rússia tem o seu arsenal bélico guardado a sete chaves com uma recomendação por demais realista para ser menosprezada por qualquer das outras nove super potências : não se intrometam ou pagarão um preço demasiado elevado. Na actualidade a Rússia em matéria belícista equipara-se aos USA sem margem de erro.
A China tem sido considerada erróneamente pobre em avanços tecnológicos na área bélica, puro engano, na actualidade a China dispõe de tecnologia e número de soldados assustadores com capacidades impensáveis capaz de ombrear com qualquer das oito superpotências impondo profundo respeito que alguns teimam em ignorar .
A ostentação belicista dos USA, conduz a suposições erróneas da realidade, exemplo dos tão famosos porta aviões que lhe concebem uma margem de manobra estratégica mais "alargada" afundam-se perante os mísseis balísticos de alta precisão e eficácia, Soviéticos e Chineses, a guerra tecnológica da actualidade é mais precisa e eficaz não necessitando muita da tecnologia que os USA ostentam como glória toda poderosa, estão no mínimo equiparados à Russia e China, e eles sabem disso, (parcialmente).
Os outros países deste ranking da "prova dos dez" são um perigo a ter em conta, na sua maioria equipados com armas atómicas e governados por pessoas desiquilibradas: Paquistão, Israel, e Coreia do Norte, tem uma capacidade bélica de provocar a instabilidade a nivel mundial de grandes dimensões e de consequências inevitáveis.
A guerra sob a forma de destruição massiva dorme connosco na cama, levante-se devagar e em silêncio, não a menospreze, nem viva na aura do medo, no que lhe diz respeito nunca esqueça que tem sempre uma palavra a dizer e um dever a cumprir, lutar pela paz neste mundo contribuindo para o renascer de um novo mundo possível que está na barriga deste, de parto dificil é certo, mas real e autêntico onde cada ser humano viva livre e com a dignidade com que a natureza o dotou no momento do seu nascimento.

* Números referentes a 2002, ano mais recente em que as estatísticas foram compiladas. Fonte: anuário do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (International Institute for Strategic Studies - IISS) .

(texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright licenciada)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

As raízes da moralidade

Porque somos bons?

Estranha é a nossa situação aqui na Terra. Cada um de nós vem para uma curta visita, sem saber porquê, contudo, por vezes parecemos adivinhar um objectivo. No entanto, do ponto de vista do cotidiano, há uma coisa que sabemos: que o homem está aqui pelos outros homens acima de tudo por aqueles de cujos sorrisos e bem-estar  depende a nossa felicidade.
albert einstein

domingo, 15 de novembro de 2015

A ciência merece credibilidade ?


Os 10 maiores escândalos ! Quando se trata de saúde pública, há pouca margem para erro. As repercussões podem ser sérias, para não dizer mortais, e permanecer por muito tempo na memória da população. Embora os avanços tecnológicos e legislativos tenham ajudado a acabar com alguns problemas na área médica, recentes casos de grande repercussão mostram que na indústria farmacêutica altamente competitiva e orientada a lucros – e na área de saúde pública mais amplamente – crises e escândalos continuam a ser uma ameaça para nós. De erros genuínos a histeria movida pela mídia e enganos intencionais e até mesmo maliciosos, confira escândalos médicos e outros desastres de saúde da história da medicina: 10. Vacina MMR e autismo.Reclamações sobre a ligação da vacina MMR (para sarampo, caxumba e rubéola) com autismo fizeram manchetes no Reino Unido no final dos anos noventa. Em 1998, o cirurgião e pesquisador inglês Andrew Wakefield liderou um grupo que publicou um artigo na altamente conceituada revista médica Lancet mostrando evidências que ligavam a vacina a transtornos de desenvolvimento. As reivindicações de Wakefield levaram a uma série de estudos importantes, e nenhum dos quais provou qualquer ligação. No entanto, o artigo já havia incitado um frenesi da mídia e levou a prejuízos, processos, além de prejudicar a saúde das crianças cujas mães ficaram com medo de vaciná-las. Preocupações sobre a vacinação chegaram até mesmo em outros países, como os Estados Unidos e o Japão. Com a diminuição das taxas de vacinação MMR registrada no Reino Unido e na Irlanda, houve aumentos significativos de casos de – e mortes relacionadas com – caxumba e sarampo. Em 2004, uma investigação revelou finalmente que Wakefield havia manipulado as evidências de seu “trabalho cientifico”, além de ter vários conflitos de interesses que não foram divulgados. O artigo foi totalmente retirado de publicação em 2010, mesmo ano em que Wakefield foi expulso do General Medical Council. O consenso científico agora afirma que não há ligação entre o autismo e a vacina MMR. 9. Esquema de transplante de rim ilegal.Em 2008, a Índia ficou chocada quando um esquema de transplante de rim ilegal foi exposto na cidade de Gurgaon, no estado de Haryana. Descobriu-se que centenas de trabalhadores pobres foram intimidados por homens armados ou enganados a “doar” órgãos, e as autoridades acreditavam que os destinatários tinham sido indivíduos ricos – incluindo estrangeiros. Ao longo de um período de 10 anos, cerca de 600 transplantes de rins foram realizados numa casa particular equipada com alta tecnologia médica. Depois de uma batida policial em janeiro de 2008, vários criminosos foram presos e cinco doadores involuntários salvos e transferidos para um hospital próximo. Surpreendentemente, foi descoberto mais tarde que no mínimo de dois hospitais estavam envolvidos no esquema. Pensa-se que as vítimas recebiam uma oferta de cerca de 50.000 rúpias (R$ 1.820) pelos seus rins. Se elas recusassem, eram drogadas e seus órgãos removidos à força, e vendidos mais tarde por até 10 vezes o preço acima mencionado. Logo após a invasão policial, alguns receptores de rim foram detidos, incluindo três cidadãos gregos e um casal indiano que morava nos EUA. 8. O cavalo Jim e o tétano.A contribuição do cavalo Jim para salvar vidas no final do século 19 não pode ser questionada. O soro sanguíneo do animal foi concebido para produzir a antitoxina da difteria e usado para fabricar mais de 26,5 litros de anticorpos utilizados contra essa doença contagiosa do trato respiratório, potencialmente mortal especialmente para crianças pequenas. Em seguida, no início de outubro de 1901, Jim recebeu uma péssima notícia: tinha contraído tétano. Por conta disso, teve que ser sacrificado. Na mesma época, no entanto, uma menina de St. Louis (EUA) morreu, e descobriu-se que o soro de Jim tinha causado sua morte. Posteriormente, foi revelado que o soro retirado do cavalo de 30 de setembro em diante estava infectado com tétano em fase de incubação. As amostras não tinham sido testadas – um processo que poderia facilmente ter descoberto a infecção. Além disso, frascos de soro obtidos em 30 de setembro haviam sido marcados como “24 de agosto”, erro que custou a vida de mais 12 crianças. O b contribuiu em parte para a criação de uma lei de controle biológico nos Estados Unidos em 1902, e abriu o caminho para a introdução da Administração de Drogas e Alimentos americana (FDA, na sigla em inglês) em 1906. 7. Recall de heparina.Em 2008, a FDA anunciou um recall em grande escala do medicamento heparina, após descobrir lotes contaminados da droga que haviam sido fabricados na China pela Scientific Protein Laboratories, uma empresa dos EUA. A heparina é injetada em muitas pessoas para prevenir coágulos sanguíneos e é derivada de tecidos de animais abatidos, como intestinos de vacas e pulmões de porcos. O recall seguiu relatórios que alegavam que 81 mortes e 785 lesões graves estavam ligadas à droga. Investigações identificaram um contaminante no medicamento, derivado de sulfato de condroitina, que pode ser utilizado como suplemento dietético, mas não como remédio. Pior de tudo: várias razões levaram as autoridades a crer que a contaminação foi deliberada, incluindo o fato de que o contaminante imita o efeito da heparina, mas custa apenas uma fração do seu preço. O motivo para a contaminação foi provavelmente uma combinação de corte de custos e falta do tipo certo de porco na China. No início de 2012, a FDA adicionou 22 fornecedores chineses de ingredientes de heparina a uma lista de alerta, e declarou que não tem dinheiro nem poder suficiente para inspecionar tais fabricantes no exterior em uma base regular. 6. Desastre do “elixir de sulfanilamida” .A Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos (FDCA) dos EUA entrou em vigor em 1938, e deu à FDA o poder de supervisionar a segurança de alimentos, medicamentos e cosméticos no país. De certa forma, o desastre “elixir de sulfanilamida” de 1937 (e o clamor público que gerou) contribuíram para sua realização. Mais de 100 pessoas foram envenenadas e morreram quando sulfanilamida, um antibiótico, foi dissolvido em dietilenoglicol (DEG) e comercializado como Elixir de Sulfanilamida. Apesar de relatos indicarem que o DEG era perigoso para seres humanos, tal informação não era amplamente conhecida, e o farmacêutico-chefe da fabricante de medicamentos S. E. Massengill fazia parte da maioria desinformada. Na época, não havia regras que exigiam testes de segurança em novos medicamentos antes de irem à venda. E, enquanto empresas farmacêuticas faziam rotineiramente testes em animais, a Massengill não tinha realizado nenhum neste caso. Logo após o elixir com sabor framboesa chegar ao mercado em setembro de 1937, houve relatos de mortes. Investigações posteriores isolaram a causa. O escândalo levou à aprovação da FDCA, mas a companhia Massengill só foi sujeita a uma multa mínima devido às estipulações da lei anterior, de 1906. Ainda assim, com julgamento pendente, o farmacêutico-chefe tirou a própria vida. 5. Falta de higiene e meningite fúngica  Em outubro de 2012, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA seguiu a trilha de um surto de meningite fúngica à contaminação de medicamentos administrados como injeções esteroides epidurais. Empacotado e vendido pela farmácia com sede em Massachusetts (EUA) New England Compounding Center (NECC), os medicamentos estragados tinham sido enviados para 75 clínicas, hospitais e centros cirúrgicos em 23 estados americanos. Entre maio e setembro do mesmo ano, cerca de 14 mil pacientes receberam a medicação. Enquanto as pessoas relataram sintomas em agosto, a infecção era tão estranha que uma causa comum não foi suspeita até o mês seguinte. Na verdade, os casos de meningite atribuídos às variedades de fungos implicados eram tão raros que sua descoberta e tratamento médico exploraram território novo. Em meados de janeiro de 2013, 678 pessoas haviam contraído a doença fúngica e 44 morreram. Investigações preliminares descobriram que falta de higiene no NECC era a culpada pelo surto. Autoridades descobriram que o NECC havia distribuído a droga apesar de ainda estar esperando resultados de testes que indicariam se o lote estava ou não estéril. Até 15 de dezembro de 2012, mais de 400 processos judiciais foram lançados contra a empresa. 4. Implantes explosivos  Fundada em 1991, a empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP) vendeu implantes mamários por quase duas décadas. Em seu auge, fabricou 100.000 implantes por ano, fornecendo um total estimado de 400.000 mulheres em todo o mundo. Então, em 2009, cirurgiões franceses começaram a relatar números altos de implantes PIP que tinham rompido. Os acontecimentos que se desenrolaram foram dramáticos. Verificou-se que, em 2001, a PIP tinha começado a usar silicone de grau industrial não autorizado na fabricação da maior parte de seus implantes, em vez do silicone de grau médico recomendado. Isto reduz o custo de fabricação dos implantes por 90%, mas aumenta a possibilidade de ruptura, que pode causar inflamação, irritação e liberação de substâncias tóxicas no corpo. E, enquanto não houve nenhuma relação comprovada ainda, 20 mulheres com implantes franceses supostamente defeituosos foram diagnosticadas com câncer. As autoridades francesas recomendaram que as mulheres do mundo todo com implantes PIP os removessem. De 672 remoções preventivas registradas, os implantes tinham estourado em 43 casos (até dezembro de 2011). O escândalo provocou uma onda de reclamações legais que levaram à falência da PIP em 2009 e a eventual liquidação da empresa dois anos depois. 3. Xarope venenoso. Em 2007, 70 anos depois do infame escândalo do Elixir de Sulfanilamida nos EUA, um surto semelhante causou a trágica perda de centenas de vidas no Panamá. Fabricantes de produtos farmacêuticos utilizaram dietilenoglicol, comumente usado em anticongelantes e fluido de freio, para fazer xarope para tosse, acreditando equivocadamente que era glicerina. O ingrediente levou a nada menos do que 365 mortes no país, e foi rastreado até a China. Descobriu-se que o dietilenoglicol importado utilizado foi originalmente denominado “TD glicerina”, que na China aparentemente indica que é um substituto de glicerina.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ACERTE O RELÓGIO BIOLÓGICO

Paul Kelley, investigador da universidade de Oxford, revelou que, consoante a idade, deve aprender a respeitar os horários do seu corpo. Num estudo publicado recentemente, o cientista indicou os timings mais indicados para comer, dormir e fazer sexo de encontro com a faixa etária.
+ Aos 20 Fazer sexo às 15 h, almoçar às 15,30h e adormecer à 01h.
+ Aos 30 Fazer sexo às 8h20, almoçar às 14h20 e adormecer às 23h40.
+ Aos 40 Fazer sexo às 22h20, almoçar às 13h50 e adormecer às 23h30.
+ Aos 50 Fazer sexo as 22h, almoçar às 13h e adormecer às 23h.
+ A partir dos 60 Fazer sexo às 20h, almoçar às 12h e adormecer às 22h.
Apego-me à esperança de que este cientista seja um brincalhão que se diverte a esquematizar o que no caso presente nao é esquematizavel. Imagine o leitor que consoante a sua idade teria de seguir estes trâmites desconexos? A vida perderia todo o paladar e sentido fisiológico passando a ser uma autêntica contradição natural do elemento humano. Como as profissões dignas foram postas de parte perante o "avanço tecnológico" este pseudo cientista teria a vocação digna de um sapateiro, pouco inteligente .

MAIS FOTOGRAFIA, MENOS MEMÓRIA

Nunca se fotografou tanto como nos dias de hoje e só o Instagram regista cerca de 90 milhões de imagens novas todos os dias. Mas um estudo da universidade de Fairfield, nos EUA, revelou que o hábito de fotografar pode ser prejudicial para a memória, uma vez que interfere com a capacidade para recordar momentos e acontecimentos. "Esperamos que o aparelho se lembre por nós, e por isso, interagimos menos com o que nos rodeia e processamos menos informação", salienta a psicóloga Linga Henkel, co- autora do estudo.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O PROGRESSO DOS OUTROS

Uma grua, uma lancha e um farol.
Dromen aan zee- Holanda

Quem se sente fascinado pelo movimento portuário, pelas luzes que se refletem na água e pelos navios que chegam de outros mares deve aproveitar a ideia da cidade da Horta (perdão,de Harlingen na Holanda,) "traído pelo H". À disposiçao dos turistas e residentes para um dia ou uma noite fora do comum, estão uma antiga grua do porto, um farol e uma lancha rápida salva vidas convertidos em suites hoteleiras.
A grua, que ainda gira, permite vistas de 360 graus sobre a paisagem e a lancha é tambem excelente para rápidos passeios no mar de Wadden. O farol dispõe de um rádio de ondas curtas que permite seguir as conversas entre os navios e a capitania. Para os Faialenses fica esta dica: quando lhes der na gana passear numa doca, já sabem, compram uma passagem até Harlingen e desfrutem desta maravilha do bom senso e do progresso, cá temos muito melhor paisagisticamente, lamentavelmente o que nos regride no tempo são as cabeças rolantes vazias de massa encefálica que ainda ninguém se lembrou de exportar para Plutão.
Nas guerras de bastidores protagonizadas por este povo Faialense que assiste de bancada ao desmantelamento da sua vivência, história e tradições seculares, urge passar à prática : em vez da instalação de armamento atómico com comando à distância para derrubar as muralhas onde nos vão enclausurando sistematicamente, exige armamento bem mais simples e eficaz, a unidade e o manifesto da presença física in loco no protesto e defesa do que é muito nosso. Caem muralhas barreiras instauradas por este governo regional que não respeita as especificidades de cada ilha generalizando o que jamais será generalizavel . Queremos livre acesso à nossa doca-porto icone desta cidade desde a sua construção, local de lazer e de umas míseras operações de carga e descarga que não justificam de forma alguma a sua interdição, uma afronta e profunda ofensa à dignidade dos habitantes deste ilhéu paradisíaco onde acontece mar por todos os lados menos nas cabeças rolantes da hipocrisia que o povo elegeu para sua desgraça. Desejo ver o povo a derrubar os muros que lhe são impostos ilogicamente numa perda gradual e sistematizada do seu território. Estaremos limitados á janela da residência da depressão, com as consequências negativas que o serviço regional de saúde não trata por deficite de verbas. Cuide da sua saúde com o mesmo cuidado com que cuida o seu património, dois bens indissociáveis, mas diga presente, em alternativa tradicionalista deixe- mos que o medo e o conformismo continuem instalados à mercê do vosso governo estrangulador exímio das vossas liberdades, que caso desconheçam são um direito humano inalienável .

AVISO : ESTE TEXTO TÉM CONTEÚDO ALTAMENTE PREJUDICIAL À GARANTIA DO SEU POSTO DE TRABALHO E OUTRAS REGALIAS DE QUE BENIFICIA NO SISTEMA VIGENTE, LEIA EM PRIVADO, NÃO COLOQUE LIKES, NEM O DIVULGUE SEJA A QUE TÍTULO FOR SOB PENA DE SOFRER CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS QUE A LIBERDADE DO AUTOR DESCONHECE.

( texto de opinião pessoal e colectivo isento de partidarismos protegido por copyright)
O autor não utiliza o acor
do ortográfico
ensaiosobrealucidez53 blogspot.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O VIAGRA DO CÉREBRO

O doping mental

O rebuliço internacional de medicamentos como o Modafinil - indicados para uma doença mas cada vez mais usados por profissionais e estudantes saudáveis que vêem nestes benefícios cerebrais, nao se esgota nas divergências entre ciência e especialistas ou entre guerrilhas comerciais de laboratórios. Vai para além disto e abre uma outra polémica: a do "doping mental". Do mesmo modo como, no passado, houve necessidade de criar uma Agência Mundial Antidoping no desporto, provavelmente, no futuro, existirão entidades internacionais que regulam as "batotas" entre profissionais e até estudantes. E o que nos diz a ética ao sabermos que o colega do lado dorme três horas por dia, produz mil vezes mais e melhor do que você e jamais se cansa ? "Um número cada vez maior de empresários, de profissionais de diferentes áreas, tal como estudantes universitários, descobriram nas novas "smart drugs" a formula mágica para aumentarem a sua eficácia num mundo cada dia mais exigente e concorrencial. "Mas elas vem criar um ambiente injusto em termos de concorrência", disse sob anonimato ao site " Nootrimente.com" um funcionário de uma empresa de regulamentação de medicamentos. Já Nick Bostrom, director do Future of Humanity Institute, da universidade de Oxford, assume: "psiquiatras são procurados por pacientes que temem a concorrência de colegas de trabalho claramente "dopados": chegam mais cedo e saem mais tarde do escritório, nunca estão cansados e às vezes nem piscam os olhos. Por seu lado, encantados com a produtividade inesgotavel dos seus funcionários, os chefes passam a exigir de todos o mesmo desempenho. Se esta tendência se generalizar, as pessoas que nao querem tomar este tipo de fármacos podem ser deixadas para trás ou sentir-se obrigadas a toma- los.

Os efeitos colaterais do Modafinil: irritabilidade, excitação, tremores, tonturas, dores- de- cabeça, náuseas, e dor abdominal, palpitações, e está conta indicado a crianças, a pessoas com historico de arritmias cardiacas e hipertensos. Actualmente vende-se apenas sob receita médica, mas as vendas online através de varias plataformas na internet, são incontroláveis.

(in Happy Woman)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

HALLOWEENOMANIA

O termo "Hallowe'en" surgiu no século XVII e é uma abreviatura escocesa de "Allhall-even", literalmente "noite de todos os santos" ("eve of all saints"). De origem celta, este evento assinalava no calendário gregoriano adoptado no século XVI , o fim do verão e o início do inverno, com algumas nuances: afugentar "espíritos malignos", prestar tributo aos mortos, jogos, culminando com fogueiras no topo das montanhas, e um repasto preferencialmente adocicado.
Popularizado pela cultura norte-americana que se apropriou de uma cultura tipicamente Irlandesa começaram a deturpar o Halloween mascarando-se e começando a pedir dinheiro porta a porta, uma prática que acabou por se tornar na actual "trick or treat" ("doce ou travessura"). Porém apesar dos esforços das escolas e comunidades locais, o vandalismo acabou por tomar conta das celebrações nas décadas de 1920 e 1930 e expandir-se pelo mundo " como exemplo a seguir necessariamente" patente americana de que tudo o que é americano é "bom".
Século XXI, os meios de comunicação,a propaganda de americanização global, a emigração portuguesa fotocopiadora fiel de asneiras em 3D fez chegar as estas ilhas dos Açores deturpações elevadas ao cubo que não tem qualquer cabimento nas tradições centenárias deste povo, adulterando pejorativamente a sua essência. De uma extensa lista de aberrações destaque para o Halloween popularizado também como dia das bruxas que substituiu o tradicional pão por deus. Lá como cá, o que é mau tem uma forte aderência de alguns grupos da juventude local que anualmente na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro decidem brincar com o inferno encarnando diabretes cobardolas, que sofrem de decidofobia, e vivem com o ideal de que comportamento e civilização vem escarrapachados nas páginas amarelas. Selecionam as suas vítimas premeditadamente entre pessoas idosas e vulneráveis que não tem hipótese de defesa entregam-se ao vandalismo prazenteiro de partir janelas portas, levando as suas vítimas ao pânico total com consequências graves para a saúde e bens das mesmas, simultaneamente baterem na porta errada e serem eles próprios as vítimas da sua ousadia desconexa. Quem suporta os prejuízos?! Logicamente as vítimas com recursos financeiros limitados. Não é possivel ter um policia para cada malfeitor, mesmo assim, a PSP da Horta conseguiu abortar a continuação de algumas diabruras em curso. Uma coisa é os pequeninos acompanhados dos pais ou familiares pedirem o moderno pão por deus (guloseimas, Halloween diurno) outra é a prática premeditada do vandalismo levada a cabo por jovens em idade responsável que deve ser banida de forma exemplar afim de desencorajar possíveis crescendos de barbárie. É nos jovens que depositamos as nossas esperanças do porvir, aos pais cabe essa tarefa de lhes incutir valores humanos e respeito pelo próximo, a maior herança que devemos e podemos delegar nos nossos progenitores não se encontra nas novelas, nas páginas do Der Spiegel, muito menos na casa dos segredos.
O bem e o mal não surgem do nada, alguém os meteu nas nossas cabeças à martelada. Ao nascermos, éramos pedras que esperávamos que a vida nos talhasse, ao crescermos transformamo-nos em estátuas. Podemos quebrar-nos rasgar-nos, mas basicamente já não mudamos. Na vertigem do tempo a educação é uma pesada responsabilidade dos pais nem sempre assumida de forma consciente e coerente com a realidade que vivemos e desejamos livre e justa para o progresso salutar de uma humanidade credível e participativa na difusão da unificação imprescindível à sua autêntica identidade. O bem!

(texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O CHOQUE DA CIVILIZAÇÃO

Acostumados como estamos a enganar-nos mutuamente, pelo prazer de receber em retribuição outras tantas mentiras, repetimos sem cessar a palavra "civilização", com todos os adjectivos e verbos do mesmo radical. Cumpre, porém, ter a coragem de dizer que os famosos "alvores da civilização", mencionados quando acenamos à invenção da roda e da piroga, são os nossos dias, a nossa época. Hoje e não naquele tempo continuamos na aurora da civilização, sujeitos a contínuos retornos elípticos ao passado. Seria lícito perguntar se a civilização já despontou, ou se somos quando muito mulheres e homens da idade da pedra que instalaram na caverna o aquecimento central a televisão e o frigorífico.

O dinheiro! Sob duas estimativas diferentes; a primeira é a noção equilibrada de quem dá ao dinheiro o peso exacto; a segunda é a estimativa errónea do homem intoxicado pelo dinheiro.
Quando é demais, o dinheiro converte-se numa doença moral, uma espécie de envenenamento do sangue.
Existe um preço para tudo nesta louca cavalgada "civilizacional"! Ainda não foi descoberto um truque para vender o Sol; inventaram-se, porém, as lâmpadas de quartzo que nos dão um pouco de aquém e de além do espectro solar.
Os homens extraordinariamente ricos, são maníacos, enfermos, psicopatas . Em suma, sejamos francos: para que serve todo esse dinheiro aos ricos, conquistado à escravidão dos pobres ? De que lhes vale uma coleção de automóveis, senão há possibilidade de utilizar mais que um de cada vez? Por muito que possua, ninguem poderá fazer mais de três ou quatro refeições diárias; não ocupará mais que uma poltrona nem viajará melhor que em primeira classe. Por mais que se use a roupa, esta não durará menos que uma estação. De cinquenta pares de sapatos, escolhe afinal sempre o mesmo par, o que não magoa os pés. As adegas transbordantes de vinhos caros tornam-se inúteis, porque o médico de luxo, forçado a dizer qualquer coisa para justificar o preço da consulta,recomenda a abstenção de bebidas.
O colecionador hipertrófico de dinheiro acaba colhendo desprezo. Quanto mais se ilude de atrair os homens, tanto mais se vê isolado de si mesmo. Olhando as ruas frente a uma janela veem-se pessoas, frente a um espelho tambem ele de vidro, revestido com uma camada de prata deixamos de ver os outros e só nos vêmos a nós próprios.
A camada de prata! A barreira de prata ou de ouro é que leva o operário, o artista, o boémio, o refratário, o irregular, o não conformista,a repartir com o pobre a sua ultima nota de vinte, ao passo que o multimilionário, a sociedade anónima, a alta finança afrontam o tribunal, o ridículo para negar os cinquenta euros que devem sacrossantamente ou para obrigar outrem a pagar os cinco euros em dívida.

Nascemos para viver numa paisagem idílica e pura. Os sinais de trânsito, as proibições de pescar, os avisos proibitivos do todo, de tudo, relegaram a origem humana para jaulas obscuras, residências predilectas das depressões e frustação global reduzindo o homem a uma insignificância para a qual não foi gerado. O sofrimento!
A ferocidade colectiva da "civilização" só serviu para educar a juventude a defender-se por quaisquer meios mais ilícitos que lícitos, contra as injustiças futuras.
Na área social, o retrocesso o embrutecimento colectivo atingiram a auge do individualismo crónico e estupidificante! O homem não se pronuncia, abstem-se, estagnou no alumbramento da sua origem.

As religiões e seitas, produtos humanos, tomaram a seu cargo a destituição da moral fragmentando, alimentando ódios e guerras, fanatismos que nenhum deus tem capacidade de pacificar perante a derrota. Caprichosamente os deuses continuam infalíveis na mente dos seus criadores; agora loucos varridos que agem intempestivamente renegando a sua própria origem "pacificadora e unitária". O homem está só, desagregadamente só ! Não pensa age segundo critérios dos seus opressores que o conduz indubitavelmente à barbárie e ao caos.

Dá-se preferência  ao fast food, às frases feitas por livres pensadores, aqueles que se reservam o direito do lodibrio de não pensar em coisa alguma. A busca incessante por uma possibilidade de vida noutro qualquer planeta são a prova inequívoca de que não se está bem em nenhum local do planeta terra, prevertido e destroçado por esta espécie de bárbaros indiferentes ao idilico paraíso do qual descendem de uma ordem natural !

Somos intolerantes entre nós e vamos buscar inimigos supranumerários, novos concorrentes. O homem, "esse desconhecido" no campo da biologia, é ainda mais desconhecido no campo da psicologia; e o nosso pouco e presunçoso saber é tao incerto e contraditório, que todos os dias sofremos desmentidos. Falamos em pôr a guerra fora de lei, ó ingenuidade, de pôr fora da lei a ultima invenção mortífera; no outro dia cogita-se um aperfeiçoamento que a torna mais mortal.
A ciência evoluiu vertiginosamente em sentido contrário às necessidades humanas desenvolvendo armamento atómico capaz de uma destruição global, enquanto isso as grandes doenças que afectam a humanidade permanecem férteis pela importância que representam para o grande capital que se alimenta vorazmente deste desconexo.

Quando se efectuou o teste da primeira bomba atómica na Ilha de Bikini, toda a população pacífica da Ilha de coral e madrepérolas foi convidada a mudar-se para outra parte. As mulheres de cabelos engrinaldados de jasmins procuraram novos jasmineiros em Ilhas mais sossegadas; os anciãos embarcaram, nas pirogas, os ídolos, os feitiços, os tabus esculpidos pela faca dos antepassados; os jovens partiram, cantando, para um novo "quem sabe onde ?" à procura do problemático "talvez" da sua vida, que continua sendo o mesmo da dita "civilização" da actualidade.
Mas o choque de hoje, choque da "civilização" é um drama não previsto pelo próprio Wells, que previu a guerra interplanetária.

(textos de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright , é proibida a divulgação sem prévia autorização do autor)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobealucidez53blogspot.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FRICÇÃO

Os prodígios científicos da era moderna tem conseguido resultados positivos e negativos em todas as áreas!
Uma dessas maravilhas da ciência foi a iliminaçao ou quase do atrito humano.
Já vivemos no presente tormentoso a miragem do bem estar universal ; inventou-se com efeito um comprimido que dá a quem o toma um estado de calma, de indulgência,de uniformidade do estado de alma. Assim vivemos na convicçao de que foi iliminada a origem da maior parte dos nossos males ! O atrito!
Antes de tudo, vejamos de que dependem as nossas variações de humor. Os psicólogos sabem ou deveriam saber que nem todos os seres humanos tem as mesmas reações ; em certos dias um chefe será severo com a sua secretária exigirá o respeito escrupuloso da austeridade do escritório e das leis da gramática; noutra ocasião, mostrar-se-á menos inflexível com as fantasias ortográficas que brotaram sob as unhas felinas e esmaltadas da funcionária. Hoje um professor resolve reprovar toda a turma; amanhã é capaz de revelar os pontos para aumentar as médias . Há manhãs que nao conseguimos barbear-nos com a mesma lâmina; ou retalhamos a cara em todos os sentidos, como se acabássemos de sair dum instituto de beleza de corte e tatuagem de uma tribo bárbara. Noutras ocasiões uma lamina velha deixa -nos o rosto liso como um prato de porcelana chinesa (da autêntica).
Mas, porquê?
Altos e baixos de que somos vítimas . Um eminente cientista notou que os períodos de alegria e de tristeza se alternam no homem,com uma regularidade quase invariável como a das marés. As circunstâncias exteriores nao fazem senão antecipar, ou retardar um pouco, os períodos de exaltação e depressão. Uma boa notícia no periodo de depressão não dissipará o mau humor; será se tanto, uma vergastada a mais; se pelo contrário, estivermos no periodo de serenidade, de optimismo, de exaltação emotiva, a má noticia não influi minimamente no nosso bom humor.
Exprimindo-nos em números, ao fim de trinta e três dias de euforia caíamos numa semana de depressão.
A causa de tudo isto reside na função de uma das glândulas que estão na origem dos sistemas filosóficos e das guerras, de todas as virtudes, de todos os vícios, da inteligência e do seu antónimo. A glandula tiróide e o seu ciclo - o ciclo tiróide- seriam, pois, os responsáveis e os artífices dessa curiosa divisão do nosso calendário em oito dias de humor sombrio e trinta e três dias de vida com lentes cor de rosa.
Aconteceu porém que um outro cientista inventou outro comprimido para nivelar essas ondulações, e como consequência , eliminar ou reduzir ao mínimo o atrito que se produz, quando um de nós triunfante e eufórico, nos trinta e três dias, topa com um seu semelhante que nao tem vontade de rir, porque se encolhe e embrutece nos oito dias soturnos do seu ciclo tiroideu. Harmonizando,  sintinizando o ciclo em todos nós, a pastilha eliminará o atrito.
Mas ho senhor doutor ; o atrito é o único fenómeno que dá sabor à vida ; é o "seltz" no xarope cotidiano da mediocridade; se, em mecânica, retarda o movimento e corrói os metais postos em contacto, no campo humano é gerador de energia. Os únicos homens que prezo são os que discordam do meu ponto de vista, dizia um filósofo. A amizade contrariada converte-se em amor; o amor combatido transforma-se em paixão. A doutrina que não consegue abrir caminho por meios pacíficos e necessita de bombas e baionetas, martires e de heróis, é a que faz avançar de golpe, a roda da História. O tédio nasce da uniformidade,  enquanto a ideia, o pensamento, as rebeliões sublimes, o entusiasmo, brotam do contraste. Tudo o que na vida é paradoxal e quebra a cadeia dos formalismos, dos conformismos, dos convencionalismos, nao é senão o atrito em acção, o atrito que leva os metais à incandescência lançando jactos de centelhas azuis.
Desconfio dos que não tem "um só inimigo" e prezo mediocremente aqueles de que todos "falam bem", os que comem de tudo, nao tem preferência pelo vinho tinto nem pelo vinho branco, e se dão bem em qualquer parte.
Os governos que não toleram o atrito duma opinião contrária ou do conselho de um técnico independente e punem o dito espirituoso ou proibem a caricatura, confiando fanaticamente na sua infalibilidade, verificam muito tarde que um pouco de atrito nos seus aparatosos absurdos, retarda a corrida vertiginosa para o abismo.
O atrito, no sector psicológico, é a expressão da dificuldade, grande estimulante de energias. No campo sentimental, o atrito aperfeiçoa o coração, dando- lhe a alegria dos seus sofrimentos mais suaves.

(Texto de ensaio protegido por copyright o autor não autoriza a sua difusão por qualquer meio sem autorização prévia)
O autor nao utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DICAS ÚTEIS PARA VIAJAR DE AVIÃO INTER-ILHAS

"Viajar é mudar a roupa da alma" escreveu sabiamente Mário Quintana! Viajar de avião vulgo (urbana) pelas Ilhas dos Açores para a maioria dos Açorianos ainda é gratificante conhecer cada Ilha e as suas peculiaridades específicas,rever velhos amigos : festejar a vida ! Se é residente e está a programar uma viagem desta natureza e para que a mesma decorra com o maior prazer possivel tome nota das seguintes dicas e disfrute de uma viagem "agradavel".
Faça a sua reserva com dois anos de antecedência mínima, começe a poupar de imediato com olho de ver, a sua reserva para qualquer Ilha custa-lhe os olhos da cara, evite a cegueira.
Certifique-se de que a viagem para o destino e viceversa é directa, porém conte sempre com o imprevisto de ultima hora, as (urbanas) tem  tendência fatídica para "oferecer" aos passageiros a passagem obrigatória por pelo menos três Ilhas nos respectivos "apeadeiros aéreos"de cada uma um bônus dispensável para quem deseja uma viagem "limpinha" sem a meiguice das aterrisagens e decolagens intermitentes.
Prepare a sua bagagem com um minimo de dois meses de antecedencia informe-se e peça uma listagem do que é legal transportar consigo poupará tempo e o precioso dinheirinho, não se surpreenda por levar consigo pouco ou nada mais que o vestuário essencial, não caia no erro "grosseiro" de levar na bagagem sementes de funcho, cidreira em folha, ou farinha de trigo ou milho, corre o risco certo de ser "sorteado(a)" a uma severa revista de bagagem humilhante por parte de "especialistas" em segurança aérea que o ou a tratam por (estas) ou (estes) em vez de sr. ou sra. acusam alarvemente que você é um bombista traficante e outras coisas que nao vem na lista... em suma evite a azia a mudança de cor para azul porque já tem a viagem estragada e se partir os dentes a algum "especialista" então é que ruma directo(a) para a penitenciária mais perto de si ver o sol aos quadradinhos, deixe que abusem de si como bem entenderem, perceba que estão lá para garantir a sua "segurança" e tudo é permitido nesta situação, se a (urbana) tiver uma pane a culpa já pertence a outros a estes (especialistas) só "zelar pela sua "segurança máxima".
Nos regressos, há sempre aquela tendência para a compra de um souvenir, antes de gastar o seu dinheiro medite e poupe, nao compre nenhum producto tipico regional tais como inhames, linguiças, queijos etc. evitará obscurecer a felicidade que grangeou na sua viagem que se dilui à passagem pelos "especialistas" da sua "segurança máxima" que dispõe os inhames, a linguiça, o queijo sobre uma mesa propondo-lhe inusitadamente um jogo de xadrez complexo (com assistencia e tudo), a segurança joga de imadiato o bispo (inhame) nunca se sinta diminuido(a) jogue de imediato a rainha (linguiça) e num golpe de sorte faz xeque mate ganhando o jogo, nao caia na tentação de jogar o queijo (peão) perde o jogo, simplesmente por ser considerado como mina anti tanque . Mantenha um sorriso constante de orelha a orelha e ria-se com estrondo quando soar o bip bip e for instigado a abrir os braços e afastar as pernas para ser "delicadamente apalpado" por um dos "especialistas" do mesmo sexo, entretanto e se possivel peça a alguém para lhe fazer uma selfie para mais tarde recordar a triste figura a que a sua segurança o ou a obrigou a fazer com plateia que entretanto nao tem cara de suspeitos(as) e vão passando com alguma liberdade os inhames, a linguiça, o queijo, as ervas medicinais entre outros, com um sorriso "compadecido"
e comprometido que a sua "segurança maxima" permite e bem nao tem cara de suspeição portanto você é criminoso(sa) e nao sabia, é aconselhável portanto uma consulta de psiquiatria antes de viajar com atestado de sanidade mental que não terá muito impacto perante a sua "segurança maxima" de sanidade duvidosa esses sim deveriam ser avaliados antes de cada operação afim de corrigir ordes de infrações há segurança e integridade de um seu igual no papel de passageiro criminoso.
Os inventores da teoria da conspiração são os verdadeiros culpados desta razia, sem no entanto conseguirem iliminar o mal que propagam. Ironicamente testando os scaneres pessoais ficou provado que um indivíduo armado com uma pistola e um cinto de explosivos não passou no sofisticado scaner com a pistola porém passou livremente com o cinto de explosivos, nao deixa de ser preocupante para nós passageiros e um divertimento cansativo para as equipas de "segurança maxima" que buscam o suspeito aleatoriamente .
Viaje, viaje muito, respeite a  segurança na medida em que for respeitado, esclareça-se, você tem direitos, ao minimo sintoma de abuso reclame a presença das autoridades competentes a PSP . Disfrute de viagens agradáveis você pagou com o seu dinheiro ganho honestamente.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
(Este texto foi escrito de forma satírico comica baseado em factos reais com conhecimento de causa,nao assiste ao seu autor quaisquer intenções de denegrir o bom nome das instituições visadas )
O autor não utiliza o acordo ortografico
ensaiosobrealicidez53blogspot.com

sábado, 12 de setembro de 2015

D ISIS TU DIGO EU

O fundamentalismo religioso consiste no acto mental de passagem de uma religião animada pela fé a uma religião animada pela alucinação mental . É comum em todas as religiões, desenganem-se portanto aqueles que atribuem exclusividade fundamentalista à religião Islâmica actualmente aquela que mais preocupação desperta na actualidade . Porém sendo a religião uma criação da mente humana na busca de um ser supremo da perfeição que nunca possuiu cria e recria divindades, actua em nome das mesmas criando o caos simultaneamente anulando-se ela propria perante a natureza da qual faz parte exclusiva e integrante . Mas então, onde cabe a razão ? Como dizia Goya a razão cria monstros e quando a razão se separa do coração, cuidado, muito cuidado pode conduzir ao fim da existencia humana no planeta terra. Uma religião adulterada e manipulada por conveniências de qualquer governo, caso flagrante do ISIS criado pelos USA com a finalidade de recuperar o super capitalismo agonizante e despoletar uma terceira guerra mundial nao olhando a meios para atingir fins, resultou neste estado de terror de refugiados que então se vive nesta UE aliada dos mentores do caos. "Estranhamente" esta onda avassaladora demográfica nao fica na rota geográfica dos seus promotores daí o reforço da mesma e a ausência de qualquer forma de contenção de segurança e paz que não lhes é receptiva porque inconveniente aos seus instintos maléficos . Por conseguinte paga esta façanha uma UE desmembrada, empobrecida, lacaia do imperialismo capitalista do seu aliado USA. Portugal como membro da UE tem a "obrigação" de acolher uma determinada cota de refugiados naturalmente, contra natura está em causa o elevado nivel de "refugiados" portugueses dentro do seu próprio país cujo "campo" está debaixo das pontes dos viadutos subterraneos ou outros locais que ofereçam um vergonhoso e precário abrigo das intempéries naturais . Para estes seus filhos que o governo atirou para esta situaçao de precaridade, faz tabua rasa, como se fossem párias da sociedade ! Num acto de servilismo patético vem o governo propor-se a assumir uma determinada cota de refugiados para aí sim, colocar num campo e sustenta-los às custas do erário público que é uma catástrofe nacional sustentada pelo povo trabalhador (os que ainda tem um posto de trabalho).
Aos que fogem da morte,da fome, da guerra e do caos nao lhes pode ser imputada qualquer culpa, inclusive pagam com a propria vida esse direito que lhes assiste, porem e para que a tragédia seja total o EI infiltra em cada vaga de refugiados elementos destabilizadores de sua confiança para caso sobrevivam continuem o seu rasto de destruição em qualquer que seja o seu destino.
Una compañía de armas norteamericana ha desarrollado un polémico rifle de asalto con citas bíblicas incrustadas que, asegura, “ningún terrorista musulmán querrá usar”

El fabricante de armas estadounidense Spike’s Tactical ha comenzado a vender el Crusader (‘el cruzado’, en español), el primer rifle de asalto “diseñado para que nunca lo utilicen terroristas musulmanes”, informa la cadena Fox. El arma viene grabada con un salmo de la Biblia, que dice: “Bendito sea Dios, que adiestra mis manos para la guerra y mis dedos para la batalla”.

Según el representante de la empresa, Ben Thomas, este mensaje asegura que el rifle no estará en manos de yihadistas, ya que “un terrorista islámico nunca usaría un arma con pasajes de la Biblia”. Sin embargo, el Consejo para las Relaciones Americano-Islámicas opina que “lamentablemente, el nuevo rifle no hará nada para frenar una amenaza real en EE.UU., sino que profundizará la violencia de las armas en nuestra sociedad” y concluyó que “se trata de una estrategia de ‘marketing’ vergonzosa que promueve el odio y la división”.

“Si fuera musulmán, me sentiría muy ofendido; y viceversa, si ellos pusieran las inscripciones del Corán, me sentiría igual”, reflexionó el pastor John Fischer, de la Iglesia Metodista Unida, quien concluyó que le resulta difícil “ver un verso bíblico en un rifle, cuando Jesús nos dijo que amáramos a nuestros enemigos”.

(Con información de agencias/RT
Perante esta ignomínia estão criadas todas as condições para uma catástrofe sem precedentes na historia da humaninade provocada pelos USA (nunca será demais afirmar) e o seu sistema capitalista moribundo sem qualquer hipótese de retrocesso democrático utilzando estrategicamente os seus tentáculos exterminadores de toda a humanidade minando-a por dentro da forma mais abominável de todos os tempos.
D ISIS tu digo eu, será uma panaceia impotente face à realidade que nos foi imposta com prognóstico reservado de extermínio em massa desta humanidade que sonha uma paz utópica no seio da barbárie.

(texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

terça-feira, 4 de agosto de 2015

NÃO MUDO

Não mudo !
nem tampouco surdo mudo! Bradam vozes de gúrus, mudem as suas mentes ou jamais mudará nada !
Eu não mudo !
Não me assistem razões, mas certezas !
Tenho direito à diferença!
Serei o eterno incompreendido, pelos que não mudam nada, acomodados no status quo do gelo humanóide!
Não mudo !
Sou parte integrante da natureza, minha mãe, minha querida e doce mãe!
Não mudo o mundo,meu lar! Não mudo nada, definitivamente nada !
Não mudes , aconselha o meu amigo Tobias , sábio natural de valores !
Não mudo !
Que mude a perfídia humana!

vitor jorge

sábado, 1 de agosto de 2015

A FESTA E A BESTA

... e nasceu, a quadragésima semana do mar para este ano de 2015, para felicidades e devaneios de turista, e dos outros !
É menina, bem rosadinha,  gordinha de surpresas para todos os gostos, porém nem tudo são rosas, a tradicional palmada no rabinho não teve o efeito natural do choro de vida, mas uma enorme gargalhada anormal para a circunstância de qualquer recém- nascido. É bicéfala, o que revela a ausência de cuidados dos progenitores durante a gestação clinicamente recomendada, ...mas é linda ! Baptizada de Horta Cidade Mar resplandece no meio do caos do trânsito automóvel, do lixo , ruido, e confusão generalizada que será impossível modificar dentro dos parâmetros da tendenciosa organização.
Para adorá-la, chegaram os reis magos, turistas "sem camelo" que esgotaram num ápice as dormidas locais, simbolizando o ouro incenso e mirra para a indústria hoteleira local, bem necessitada . Os luso descendentes com máscaras de Reis Herodes que transportam consigo a bazófia e o insulto suez alarvemente convencidos da "grandeza" da teoria da conspiração  e supremacia de que um dollar ainda equivale a trinta escudos e que podem muito bem fazer o que lhes der na real gana debitada por uma esponja suja americanizada em vez de cérebro (não todos). Os nossos queridos emigrantes a "matar" saudades do berço, o pai Natal, e miríades de palhaços para que a festa tenha um complemento directo!
Isto promete ! Tem início também hoje a maratona comercial para os comercio Faialense, ou seja, ganhar numa semana o que levaria o ano inteiro. Não é propriamente uma novidade, os Micaelenses foram os pioneiros desta modalidade com os voos low cost, por cá, mais modestamente, tem de se dar o couro e o cabelo para conseguir tal proeza . Bom, isto no princípio das noitadas porque depois ,bem, depois na falta de coelhos serve-se "gatos" que o pessoal não dá por nada e o elevado grau de alcoolemia aplaude! Não se escandalize o leitor, mantenha-se sóbrio e constacte por si.
A Semana do Mar já teve pujança brilho e brio com orçamentos bem menores, bem organizadas por gente também desta terra mas com um cérebro ! Hoje é um monstro de duas cabeças (sem massa encefálica) que no afã de um protagonismo estupidificante debitam isto, vedando ao transito automóvel a principal via que move esta cidade a Avenida Marginal, desprezando, sacrificando este povo que diariamente trabalha durante a "semana de todos os prazeres" ganhando miséria  gastando-a em gasolina nos desvios desconexos !
Enfim ... bem vindos à festa dos outros e dos patronos que entram a pesar 80kg e saem a pesar 120 kg . O povo vê e cala porque a sua voz está prisioneira do silêncio imposto pela besta do medo que se enraiza no tempo dos donos dessa mesma intemporalidade imoral e injusta que contraria aquilo que é um direito humano.

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

segunda-feira, 6 de julho de 2015

PESCA LÚDICA & PÚDICA

Num passado recente era possível dizer para a companheira: oh Maria põe a frigideira ao lume que vou à costa apanhar peixe para o almoço, não me demoro, e era certinho volvidos uns minutos lá estava o peixinho pescado para um almoço reconfortante! Por cá, sempre foi assim, desde o meu tetravô até ao tal passado recente que referi . Viver na Ilha rodeada de mar por todos os lados sempre foi o modus vivendi de todo o ilhéu, retirando do mar complemento para a família em particular na costa, a mais acessível a todos, bem, refiro-me ao povo que moreja o pão de cada dia, os ricos obviamente compram tudo já feito, e neste particular do peixe regalavam-se a comer a troco de uns centavos e da boa fé da escrava mulher do pescador que ainda lho cozinhava e colocava no prato a troco das espinhas. A "evolução " processa-se à velocidade da luz, e também chegou à pesca no calhau, perdão, (pesca lúdica) que muito pobre confunde com pudica e com enorme carga de razão, vai dar tudo no mesmo .
Vejamos, o peixe desapareceu, foram entretanto criadas leis para a sua proteção e fez-se "trinta por uma linha" e o peixe nada . Como foi possível acontecer tal coisa ?! Será que o meu tetravô foi culpado ?! Ou foi o pobre que "secou" os nossos mares com a pesca no calhau !? Os ricos não foram de certeza ! Então quem foi !?
De entre um enorme conjunto de factores que contribuíram para este estado de "fuga" piscicola, existem alguns perfeitamente identificados, assim temos : o terror da poluição oceânica proveniente das lavagens de grandes petroleiros e outros que utilizam os nossos mares como cagadeira dos oceanos, com uma liberdade surpreendente, claro que não dispo-mos de meios de fiscalização, e eles sabem isso, não existe por parte dos sucessivos governos interesse prioritário em minimizar a questão dentro e fora da ZEE, portanto, sem delongas eis um dos resultados ! As licenças para redes de emalhar foram e continuam sendo um dos motivos da depredação, mais licenças para o mergulho em apneia (tipo selva Africana) em que cada caçador procede a seu bel prazer sem temer qualquer tipo de fiscalização aos seus troféus pois já tem manha, sabem muito bem a que horas dormem e acordam as autoridades competentes se surpreendidos deixam escapar o pecúlio " inocentemente" para recuperar poucas horas volvidas! É surpreendente como actuam à meia dúzia entre os calhaus, na maioria dos casos tomando pé, obviamente o que escapa nesse dia é caçado nos dias subsequentes. Outra calamidade, as leis, "protectoras" lançam a confusão e não protegem absolutamente nada porque são dirigidas sempre aqueles que estão visíveis sobre um calhau qualquer pescando com isco e anzóis ! Tenham santa paciência os senhores legisladores estão a cometer um erro crasso não são nunca foram nem seram, os pescadores com cana e anzol que contribuíram para este estado deplorável a que esta situação chegou mas sim os verdadeiros predadores mesmo nas vossas barbas, esta é a realidade constatavel para quem não é cego, sei que vos custa admitir a realidade, não façam mais pagar o justo pelo pecador ou perdem a razão com as consequências nefastas inerentes de continuada depredação pelos mesmos culpados de sempre. Enquanto um atuneiro fazia isco entre os calhaus frente à antiga fábrica do peixe capturando uns bons milhares de chicharros um pescador "ludico" com a sua cana e anzol pescou quatro espécimes nem um mais, ainda enquanto tudo isto decorria um mergulhador "encalhava" na Praia de Porto Pim, serenamente com um avantajado saco de polvos decerto pesado, a julgar pelo esforço . Baías enseadas são locais de desova e de multiplicação que nenhum anzol consegue destruir, porém estes mergulhadores sem qualquer escrúpulo podem faze-lo em tempo recorde . Que se criem leis sim contra os prevaricadores reais, e se liberem aqueles que não provocam prejuízo algum com uma cana na mão.
Continuem a chamar "pesca lúdica" para turista ouvir ! Eu chamarei realisticamente de pesca pudica ... de facto !

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

segunda-feira, 29 de junho de 2015

ECOPONTOS DE "MÁ BOCA"

A CMH distribuiu pela população Faialense uns saquinhos, pequenos ecopontos domésticos com a finalidade sensibilizadora de apelo à reciclagem do lixo que todos produzimos . Fica assim "assegurado" mais um complemento de chamada de atenções para o contributo da população na reciclagem do lixo tão necessária ao ambiente que sempre agradece. Agradeço também eu apesar de reciclar desde a existência de ecopontos de rua nesta cidade, os saquinhos dão sempre jeito. Já há quem lhe dê outras "utilidades" tais como ir à mercearia,ao pão, à pesca etc. prova que não ficam perdidos, porém, bem poderia a CMH ter conduzido esta despesa para o mesmo sector começando por limpar a cidade do lixo que prolifera nas ruas como atração turística em redemoinhos tipo tornado multicoloridos registados por objectivas topo de gama que se propagam mundo fora com qualidade HD. Tranquilamente o Município espera que chova sempre ajuda, limpa uma boa parte desta porcaria conduzindo-a poeticamente ao mar com os danos daí inerentes, vai daí, o mar enfurecido estampa com tudo nas praias,na costa num processo natural altamente nocivo para o meio ambiente que a CMH afirma querer proteger ambicionando bandeiras azuis que jamais chegam a ver, por cegueira elitista e eleitoralista sem precedentes.
Vamos recuar no tempo e pensar juntos, a cidade da Horta já possuiu bandeira azul como prémio de cidade limpa mas fazia por isso, lembro equipas de apenas três homens que na calada da noite faziam a limpeza da igreja da Conceição ao Pátio no Pasteleiro, em especial no verão a cidade via a luz do dia limpa continuando com a devida e empenhada manutenção ao longo do dia. Na vigência de presidências mais recentes a edilidade optou pela mecanização que nunca resultou penalizando contribuintes e cidadão em geral numa gestão danosa daquilo que deveria ser profícuo para o ambiente, residentes, e quem nos visita.
Perante tamanha desorganização cresce a revolta e perplexidade perante um investimento de 5,7 milhões de euros num centro de processamento de resíduos, ou seja, "começar do fim para o princípio", cuja utilidade final de momento não faz qualquer sentido rentável pela ínfima quantidade e qualidade dos materiais que recicla e que são " vendaveis", mais uma façanha eleitoralista com dinheiros públicos que ludibria a realidade "lixada" com que coabitamos no dia a dia.
Os garrafões de água depois de vazios, tarde será o dia que a "maquina" lhe porá os olhos em cima, são vasilhas preciosas no transporte do famoso tinto do Pico, aguardentes angelicas até combustíveis e quejandos. O ecoponto amarelo é  sem dúvida o mais esquisito de boca, "come" embalagens de iogurtes líquidos, rejeita os cremosos bem como outros tipos de embalagens (tipo tetra pak) que acondicionam uma imensidade de alimentos e bebidas e em cujas embalagens está impressa a recomendação ecoponto amarelo,quiçá concebidas para outros municípios "mais ignorantes e pobrezinhos". O "nosso" aceita tabuleiros de alumínio, porém tachos e panelas não são para a sua delicada boquinha, muito menos alguidares de plástico (panas) baldes do mesmo material e uma infinidade de utensílios domésticos, se necessitar de esclarecimento extra ligue para os servivos competentes,mas atenção, paga a chamada do seu bolso ninguém o(a) manda ser "parvo(a)" a CMH não agradece.
Por último, um elogio, a esta máquina "inteligente", não recicla tachos ... brilhante, foi fabricada em exclusivo para o governo regional dos açores que garante a continuidade e proliferação dos mesmos sem reconversão um prejuízo de grande monta para a ambiência e o ambiente.
Não esqueça recicle sempre com constância e coerência o ambiente esse sim agradece, faça-o por si e por todos, não vá em utopias de bandeiras azuis, e tenha fé, muita fé quem sabe um dia esta "famosa e dispendiosa máquina "inicie um ciclo " de limpeza citadina digno de registo, pruduza iogurtes cremosos tipo grego, e comece a pôr ovos de ouro.
Até lá recicle sempre !

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utilizou o acordo ortográfico porque é Português ensaiosobrealucidez53blogspot.com

domingo, 28 de junho de 2015

O EMBUÇADO


Homem ou mulher ? Quem soube ?
Tinha o chapéu desabado.
A capa embrulhava-se todo :
era o Embuçado.

Fidalgo ? Escravo ? Quem era?
De quem trazia o recado?
Foi no quintal? Foi no muro?
Mas de que lado ?

Trazia chaves pendentes ?
Bateu com o punho apressado?
Viu a dona com o menino?
Ficou calado ?

A casa não era aquela ?
Notou que estava enganado?
Ficou chorando o menino?
Era o Embuçado.

"Fugi. Fugi, que vem tropa,
que sereis preso e enforcado..."!
isso foi tudo o que disse o mascarado ?

Subiu por aquele morro ?
Entrou naquele valado ?
Desapareceu na ponte ?
Era o Embuçado.

Homem ou mulher ? Quem soube ?
Veio por si ? Foi mandado ?
A que horas foi ? De que noite?
Visto ou sonhado ?

Era a morte, que corria ?
Era o amor, com seu cuidado?
Era o amigo? Era o inimigo ?
Era o Embuçado.

Cecília Meirelles

(Para si, quem será este Embuçado ? )

segunda-feira, 22 de junho de 2015

AVISO AOS "ESPECIALISTAS" DE VIDAS PRIVADAS

O meu mais profundo repúdio e manifesto de desagrado por "pessoas" deste jaez !
Recordo, para os mais distraídos que prezo e respeito (vem do berço) a privacidade de todos os meus iguais sem excepção, é um direito que deveria assistir a todos os que prezam a liberdade !
Sou um ser humano, igual aos meus semelhantes, nem melhor nem pior ,que erra mas admite, que vive a sua vida privada como entende e se orgulha da sua liberdade.
Claro que este modo de vida não se compatibiliza com a mesquinhez, vai daí que as(os) "especialistas", baseando-se no meu aspecto físico de "rosto nazareno" tomaram a soberana decisão de "alvo a abater" porque incomodo "nos escritos" : (é pá este gajo deve ter algum ponto fraco, vamos pegá-lo de caras) até parece que adivinho . Como num passo de mágica unem-se (aqui sim) e atacam violentamente desumanamente numa tentativa necrofoga e "mortal" de irradiação da face da terra .
O meu aviso vai exclusivamente dirigido a esse "exército" que sabe que me dirijo unicamente a eles e a possíveis recrutas das suas fileiras: quem não pede conselhos não os deseja ouvir,dispenso quaisquer tipos de intromissões na minha privacidade não dou para não receber, o meu aspecto físico é profundamente enganador, nestes casos, portanto o que digo executo, sem perdão ,em proporções muito superiores ao que recebo "quem com ferro mata com ferro morre" ,não consinto a ninguém que belisque a minha liberdade nem em pensamento, contem portanto com inimigo à vossa altura, não tenho nada a perder, quando a razão me assiste,como é o caso, e vou tão longe quanto a vossa "fertil" imaginação for capaz em minha defesa, para benefício comum que é o que desejo do coração para todos, sugiro o fim da batalha em nome da liberdade e o respeito que me assiste e desejo extensivos a toda a humanidade . Sou um apologista da paz que sempre defendo para toda a humanidade digna, porém, e que me perdoem os "especialistas" destabilizadores sociais jamais lhes darei tréguas seja a que título for. Respeitem-me na medida em que são respeitados, caso contrário teremos o caldinho entornado,e posso garantir infinitamente que seja em que circunstância for jamais sairei a perder, porque reafirmo, não tenho nada a perder . "Que a paz seja convosco" !

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Revolução na fotografia

27/05/2015 17:54:27 Lytro Illum e a revolução na fotografia Será esta uma revolução na fotografia? É inegável que se trata de uma grande proeza, maior ainda se for concretizada por uma marca que deu os primeiros passos nesse campo há apenas dois anos.  Uma pequena startup de nome Lytro anunciou nessa altura a sua ideia de máquina fotográfica, ou melhor, mostrou ao mundo uma nova maneira de captar imagens com o seu primeiro modelo. Na altura surpreendeu por ser diferente de tudo. Mas como todos os primeiros passos, necessitava de ajustes. E a marca não só confirmou a sua visão, como a materializou neste novo modelo, a Lytro Illum. Ao invés de focar uma imagem, a máquina capta tudo. Posteriormente o utilizador é que escolhe o foco, ou a perspectiva da imagem.  Explicando melhor, imagine que queria guardar ‘aquela’ memória. Tira a foto e apercebe-se que faltou algo, ou que ficava melhor outro ponto focal, pormenor ou perspectiva. Seria possível, por vezes, se fosse um hábil utilizador de editores de imagem. Mas com a Illum não. Aponta, capta a imagem e depois escolhe, directamente na máquina... e se não estiver contente com o resultado, basta mudar.  A Lytro Illum vale-se da sua tecnologia, que combina na perfeição o hardware e o software. O processador de 40 Megarays (milhões de raios de luz) destaca-se pelo seu modo sui generis de funcionar. Ele simplesmente 'lê' todo o campo de luz, o nosso campo de visão, e isso explica porque nas suas características não vêm especificados megapixels, mas megarraios.  A marca juntou-lhe uma objectiva com zoom de 8x, equivalente a uma 30-250mm com uma abertura constante de f/2.0 em toda a gama do zoom e uma velocidade de 1/4000 por segundo. Possui também WIFI, porta USB e o necessário slot para cartões SD.  Para operar, ao utilizador basta recorrer ao ecrã táctil ajustável de 4'' onde figuram todos os controlos virtuais. Modos, exposição, foco e perspectiva podem ser regulados.  Os trabalhos também pode ser geridos em qualquer smartphone ou tablet, através da aplicação Lytro, e se este for compatível, poderá visualizar os conteúdos em 3D. A Illum já está disponível no nosso mercado, através da Rodolfo Biber, e terá um valor de 1.299 euros

terça-feira, 26 de maio de 2015

AS DEZ MAIS MULHERES MAIS "PODEROSAS" DO MUNDO

Angela Merkel mantém-se a «mais poderosa» do mundo em 2015, segundo a Forbes

A chanceler Angela Merkel é, pela nona vez na lista, a mulher mais poderosa do mundo de 2015, de acordo com a classificação anual das 100 mulheres mais influentes do mundo, elaborada pela revista Forbes. De acordo com a seleção divulgada nesta terça-feira pela publicação, Merkel, com 60 anos - e a cumprir o seu terceiro mandato de governo à frente da Alemanha - volta a liderar a 'The World's Most Powerful Women 2015' - uma liderança que mantém desde 2010 -, seguida agora de Hillary Clinton (67 anos), Melinda Gates (Fundação Bill & Melinda Gates), Janet Yellen (presidente da Reserva Federal dos EUA) e Mary Barra (presidente da General Motors), que completam o top5 do ranking. Christine Largarde (diretora-geral do FMI) é sexta e Dilma Rousseff é sétima, enquanto Michelle Obama, primeira-dama dos EUA, fecha o ranking das 10 mais poderosas. A lista elaborada pela Forbes partiu de 300 potenciais candidatas de vários países do mundo, cobrindo oito categorias, como património, peso no mundo dos negócios, influência política e internaiconal, filantropia, finanças, media e celebridades. Para determinar a posição de cada mulher na lista das mais poderosas, os autores do trabalho utilizaram quatro métricas, como dinheiro, presença nos meios de comunicação social, esfera de influência e o respetivo impacto nas áreas em que trabalham ou atuam. Da lista deste ano, 59 são norte-americanas. Agrupando por outros critérios, oito são chefes de Estado ou de governo, 24 são presidentes executivas de empresas. Ainda, 18 das mulheres que integram a lista são empreededoras que criaram os seus próprios negócios. Entre as novas entradas, destaque para Ana Patricia Botin - que acedeu à presidência do grupo Santander após o falecimento do pai (Emilio Botin) – a ocupar o 18º lugar do ranking. A mais jovem entrada, Taylor Swift (25 anos), ocupa a posição 64ª na lista de 2015. Nota ainda para nomes como Lady Gaga, considerada 19ª celebridade mais rica de 2014 noutra lista da revista norte-americana e 67ª mais poderosa do mundo na lista de 2014, caiu do ranking das 100 mulheres mais poderosas de 2015. Outra celebridade que não figura na lista de 2015 é Gisele Bundchen.

domingo, 10 de maio de 2015

Nau Catrineta (letra)

Lá vem a Nau Catrineta,
- Que me tem muito que contar;
Sete anos e um dia
- Sobre as águas do mar.
Já não tinham que comer,
- Nem tão pouco que manjar,   
  deitaram sola de molho
- pra no domingo jantar;
A sola estava tão dura,
- Não a puderam tragar.
Ditam sortes à ventura
- Qual haviam de matar.
A sorte caiu em preto,
- No tenente-general.
- Sobe, gajeiro, assobe
- áquele mastro real,
Vê se vês terras d´Espanha,
- Areias de Portugal.
Palavras mão eram ditas,
- Gajeiro caiu ao mar;
Por milagre de Maria
- Gajeiro tornou ao ar.
- Já vejo terras d´Espanha
- E areias de Portugal,
Também vejo três meninas.
Debaixo dum laranjal.
- Todas três são minhas filhas,
- Todas três tas hei-de dar uma para te vestir,
- Outra para te calçar, a mais bonita delas
- Para contigo casar.
Não quero as vossas filhas,
- Que lhe custa a criar,
Quero a Nau Catrineta
- Para no mar navegar.
- Nau Catrineta não ta dou,
- Que é d´El Rei de Portugal.
   Quando chegar a Lisboa
- Logo lha vou entregar

Roupa Velha (letra)

Rapariguinha,cose a tua saia velha de cambraia
que outra não podes comprar baixa a bainha
rasga o pé-de-meia quando é magra a ceia
quem nos há-de aguentar, oh bonitinha

A que preço está o peixe na corrida
a chaputa é a lagosta promovida
puxa da massa apalpa a fruta insecticida
morreu a tonta da vitela uma investida
e a salsicha Isidoro é alheira de Mirandela

A que preço está a couve e o grão-de-bico
bacalhau quase não há deu-lhe o fanico
tenho prisão de ventre oh pá? eu já te explico
o feijão-frade subiu ao céu vende o penico
se não há grelos no mercado há bons nabos no hemiciclo

Guarda a roupa velha que sobra do almoço
dá o braço à Maria ao Manel e ao Joaquim
não vás devagarinho faz da praça um alvoroço
leva-me contigo ai!! não te esqueças de mim

A que preço está o vinho nessa pipa
arde o preço da aguardente queima a tripa
a água-pé é um detergente só constipa
já não gosto da cerveja dessa tipa
e a jeropiga a martelo é servida em bandeja

A que preço está a casa nessa esquina
não se aluga só se vende é uma mina
quem a vende tem juros lucros alucina
quem não tem casa inventa imagina
sonha ao relento é multado mora em barraca clandestina

Como vai a nossa vida de chinelo
pelo custo não é festa é um duelo
o cabaz da fome é caro magricela
mais barato é o discurso tagarela
nada diz nada acrescenta
nem mexe o fundo à panela

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ALICE NO ARQUIPÉLAGO DAS MARAVILHAS


"Prestar contas # 2 " é a revista que o Governo Regional dos Açores utiliza para publicitar e projectar com lentes cor de rosa a sua hegemonia sobre o povo Açoriano. Por favor não nos façam mais cócegas, nem atirem mais areia para os olhos das realidades que vivemos.
São todos os Açorianos a pagar esta edição "paradisíaca" quando a realidade é limitada ao stock existente de uma péssima governação monopolista e fictícia .
Por excessos de falsos coloridos não merece comentários na íntegra, apenas os títulos da velha gasta e enganadora máquina PS , assim, temos : "Acreditamos nos Açores " : Mentirosos !
" Investir em nome de mais emprego e melhores empresas" : Mentira e demagogia factual . "Emprego / até ao limite dos recursos, até ao limite das competências" : As mentiras tem limites e os limites tem mentiras ,as realidades provam o contrário, estatísticas não, obrigado.
" Família /apoio social, prioridade no apoio a quem mais precisa" : São mentiras que os nossos idosos já não conseguem digerir, porque o conteúdo das "prioridades" é indigesto, bem como o raquitismo das nossas crianças sem horizontes regeneradores do porvir .
Cabe tudo nesta "revista" até o laivo enciclopédico estupidificante do "sabia que"! Sabe-se que os milhões   empregues nas "melhorias" o povo vê reflectido nos sorvedouros faraónicos e alguns privilegiados que vestem Prada rosa .
Volta-se a página, e continuam em força : "Fomentar a economia e apoiar as empresas " : mais uns quantos milhões artificiais, falências sucessivas de pequenas e médias empresas são factos provados que tamanhas mentiras não conseguem ofuscar.
Mais "230 milhões de euros que não teríamos se vivessemos na Madeira ou Continente Português" afirmações consideradas privilégio Ilhéu ofensivas da dignidade deste povo limitado pelo peso da Insularidade degradante .
"Melhor saúde ao serviço dos Açorianos " : Mentira descarada, este é o sector mais vulnerável desprotegido e burocrático!
As queixas, os lamentos de quem tem a infelicidade de ficar doente, bradam aos infernos nos serviços públicos: hospitais, centros de saúde passam pelos piores momentos da sua existência, funcional até alguns médicos a restringir aos mínimos necessidades gritantes de risco de vida (por suposto são parte integrante da "melhor saúde ao serviço dos Açorianos" . Alarvemente tem lugar aqui as construções megalomanas sorvedoras de milhões com finalidade inaugural de pompa e circunstância, mas vazios de conteúdo necessário a um eficaz e correcto funcionamento a bem da saúde deste Arquipélago doente .
Tem carradas de piada o comparativo das diferenças das taxas moderadoras pagas na região e no continente, quando na realidade deveríamos beneficiar de isenção!
" Educação/ qualificação são imagens de marca " : Longe do desejável gastando mais com resultados dúbios para alunos e professores com horizontes tão limitados quanto as próprias ilhas .
" Turismo e transportes" : Com dois barcos e uma "Sata forte e competitiva " : tenham dó ! "Consolidar e crescer ,tarifas aéreas mais baixas entre os Açores e o Continente" : Vamos passar do pregão aos factos que não são visíveis nem igualitários para o todo Açoriano sem a mínima penalização redutora do progresso  bem estar social e económico.
"Agricultura e pescas, melhores portos, investir na qualidade " : milhões tem sido esbanjados no "investimento e qualidade " invisível, o que se vê são cercados pessimamente construídos que nem nome de porto merecem muito menos "qualidade" : Reclamam pescadores agricultores, o povo em geral,com ou sem razao?!
Esta "magnifica" edição de prestação de contas" é  mais uma fraude publicitária da mentira governativa e partidária consequência da arrogância e desprezo pelos Açores reais e pelos Açorianos. Mas, tudo são rosas, adorei as fotos do presidente,há mais de três quinze dias que não lhe punha a vista em cima : está grande e gordo; como lhe fica bem a trunfa branca ! Bonito home, "merecedor de votos" !
Fez cento e trinta anos, depois de visitar o país das maravilhas, Alice meteu-se num espelho para descobrir um Arquipélago ao contrário. Se Alice renascesse nos nossos dias, não necessitaria atravessar nenhum espelho : bastaria aparecer à janela .

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com
Por favor e se lhe aprouver deixe o seu comentário é sempre bem vindo, este blogue é democrático !

terça-feira, 21 de abril de 2015

Se Alice volta-se


Faz cento e trinta anos, depois de visitar o país das maravilhas, meteu-se num espelho para descobrir o mundo ao contrário.
Se Alice renasce-se nos nossos dias, não necessitaria atravessar nenhum espelho : bastaria aparecer à janela .

domingo, 19 de abril de 2015

CONFLITOS RACIAIS QUE FUTURO PARA A HUMANIDADE ?

Assim se prova que os negros são inferiores
(Segundo os pensadores dos séculos dezoito e dezanove)

VOLTAIRE, escritor anti clerical, advogado da tolerância e da razão : Os negros são inferiores aos Europeus, porém superiores aos macacos.

BARÓN DE MONTESQUIEU, pai da democracia moderna : Parece impossível que Deus, que é um ser muito sábio tenha dado uma alma, e sobretudo uma alma boa, a um corpo negro .

KARL VON LINNEO, estudioso de plantas e animais : O negro é vagabundo, arrogante, negligente, e de costumes disolutos .

DAVID HUME, especialista em comportamento humano : O negro pode praticar certas habilidades próprias de pessoas, como o papagaio consegue falar algumas palavras .

ETIENNE SERRES, especialista em anatomia:Os negros estão condenados a ser primitivos porque tem pouca distância entre o umbigo e o pénis .

FRANCIS GALTON, pai da eugenesia método científico para impedir a propagação dos inaptos : Um crocodilo jamais poderá chegar a ser uma gazela, nem um negro poderá jamais chegar a ser um membro da classe média.

LOUIS AGASSIZ, proeminente zoólogo:  O cérebro de um negro adulto equivale ao de um feto branco de sete meses ; fecha-se muito antes que o crânio de um branco.

(Fonte " Patas Arriba La Escuela Del Mundo Al Revés " de EDUARDO GALEANO)
Tradução: Vitor Jorge
Texto protegido por copyright

segunda-feira, 13 de abril de 2015

HOJE HÁ PIPIS

Finda a história da TAP nesta Ilha e da nova anedota da SATA , eis-nos sem tema para  "comentaristas" do facebook, eu inclusive! Já passou, e para não variar, ficou tudo tal e qual o "patrão" entendeu por mal !
Para desenjoar ... hoje há pipis!
Neste menu cotidiano aguarda-se pacatamente pelo próximo "petisco" para o renascer da revolta estupidificante no conformismo comentarista do nada dizer,nada fazer para alterar a péssima gestão deste Governo Regional dos Açores, do medo, do culto da personalidade, do centralismo,e do aqui quem manda sô ê , que lembra assim por alto, Kim Jong - un !
Hoje há pipis e orquídeas, uma doação, um orquidário, mais uma inauguração, prezo as orquídeas pela beleza, e por fazerem parte do patrimonio Faialense, excluo motivos para aclamação e "paradas militares" salvo a revolução da orquídea sempre sempre adiada!
Das últimas "épicas batalhas" travadas no facebook destaco os led's, transportes aéreos, (p'ra fugir daqui p'ra fora)
o cão ladrou e a caravana passou, a mesma trivialidade,o mesmo comodismo, a mesma estagnação insolúvel como insolúveis permanecem as situações lesivas do todo Faialense da autonomia e unidade Açorianas! Não batam com as portas, continue-se resignadamente a bater à porta que ninguém abre !
Estão todos ocupadissimos a gargalhar de gozo e felicidade da nossa tacanhez passiva e idólatra!
Hoje há pipis ! Onde ?! Na capital Ponta Delgada !      Como ir ?! Apanhe o aero bus gratuito e delicie-se !
(Nota : se apresentar este texto fique com a certeza que não sai mesmo daqui, nem que a vaca tussa )
Este texto foi patrocinado pelo direito á liberdade e justiça social .

(Texto de opinião pessoal e colectivo protegido por copyright)
O autor não utiliza o acordo ortográfico
ensaiosobrealucidez53blogspot.com

6

5

terça-feira, 7 de abril de 2015

Uma família do inferno

A família de Satanás Charles Manson (1934-) Aspirante a estrela de rock, racista e fã do diabo, chefiou um grupo de toxicodependentes chamado “a Família”, que semeou o terror com os crimes cometidos na Califórnia dos anos 60. Na prisão de máxima segurança onde cumpre uma pena de prisão perpétua, Charles Manson gosta que lhe chamem Satã, exibe uma cruz suástica tatuada na testa e lê numerosas cartas que recebe, diariamente, de admiradores de todo o mundo. Sim, parece inacreditável, mas esta personagem sinistra de quase 77 anos (completa-os em 12 de Novembro), dos quais mais de 50 foram passados na cadeia, mantém-se carismático para muita gente e conta com um clube de fãs, várias páginas na internet dedicadas à sua figura e uma vitrina própria no Museu da Morte de San Diego, na Califórnia. Alguns pretendem ver nele um rebelde e uma vítima do sistema; outros identificam-se com as suas ideias racistas e com a sua visão apocalíptica do mundo, o qual, segundo acredita, será destruído por uma guerra em que os “estúpidos negros” irão matar os brancos, a menos que alguém como ele o impeça. Não há dúvida de que Manson parecia predestinado desde criança para uma existência delinquente e violenta. Nasceu no Kentucky, em 1934, filho não desejado de uma prostituta. Passou a infância em diferentes lares; era uma criança enfermiça, exposta ao álcool, às drogas e aos maus-tratos. Aos 18 anos, começou a cometer furtos e a roubar automóveis; esteve preso durante algum tempo, a cumprir uma pena de trabalhos forçados. Em 1954, casou e teve um filho, mas a união durou pouco. Voltou à cadeia, em 1960, por fraude. Foi ali, no presídio californiano de Terminal Islands, que forjou a sua personalidade: aprendeu a tocar guitarra e leu livros de cientologia, hipnose e psicologia, além da Bíblia, tendo começado a perceber que os outros o escutavam. Quando saiu, em 1967, tornara-se um especialista em manipular almas ingénuas. Reencontrada a liberdade, Manson dirige-se para San Francisco, que vive em pleno o “verão do amor”: o lema “faz amor e não a guerra” paira no ar, o LSD e a marijuana circulam de mão em mão e os Beach Boys dominam as listas de êxitos. O ex-recluso não tarda a fundar uma comunidade hippie, a que chama “a Família”, sobretudo composta por mulheres. Durante algum tempo, percorrem a Califórnia a bordo de um autocarro para recrutar novos membros. Chegam a ser mais de 40. O sexo coletivo e as drogas transformam-se na rotina do grupo, que frequenta as festas de músicos e artistas de cinema. Manson, que sempre sonhara ser uma estrela de rock, vê ali a sua oportunidade, mas a rejeição do produtor Terry Melcher, a quem mostra as suas canções, leva-o a passar a odiar as celebridades e a gente abastada de Hollywood. Uma mensagem dos Beatles No verão de 1969, a Família vive num rancho da Califórnia e Manson trama a sua vingança. No dia 31 de julho, apresenta-se com os seus acólitos, Bobby Beausoleil, Susan Atkins e Mary Brunner, em casa do produtor e traficante Gary Hinman, e criva-o de punhaladas. A polícia não tarda a apanhar Beausoleil e Brunner e aperta o cerco ao grupo, que se refugia no rancho Baker, perto do Vale da Morte. Ali, Manson, convencido de que o Apocalipse está próximo, alimenta a sua paranoia e vê no recém-lançado White Album, dos seus amados Beatles, uma mensagem que lhe é dirigida: “Levantai-vos!”, grita-se na canção Revolution n.º 9. “Revolta-te e recupera o poder! Tens de acabar com esses porcos!”, afirma o tema Piggies. “O mundo é um caos” (Helter Skelter) e ele tem de salvá-lo. No dia 8 de agosto, Manson envia Tex Watson, Patricia Krenwinkel, Susan Atkins e Linda Kasabian à mansão do n.º 10.500 de Cielo Drive, em Bel Air. É a antiga casa do odiado produtor Terry Melcher, na altura ocupada pelo cineasta Roman Polanski, que, por sorte, não se encontrava na cidade nessa noite. O mesmo não se pode dizer, infelizmente, da sua mulher, a atriz Sharon Tate, grávida de oito meses, e de outras quatro pessoas. As cinco morreram selvaticamente esfaqueadas. Sharon Tate recebeu 16 facadas no coração, nos pulmões e no fígado, e os restantes sofreram tormentos semelhantes. Em jeito de assinatura, os criminosos escreveram na porta a mensagem “Guerra” com o sangue das vítimas. No dia seguinte, outros seis membros da Família, enviados por Manson, assassinaram brutalmente o empresário Leno La Bianca e a sua mulher, Rosemary, deixando pintadas nas paredes as frases “Morte aos porcos”, “Erguei-vos” e “Helter Skelter”. Graças ao testemunho de Susan Atkins, que fora previamente detida, a polícia conseguiu deter Charles Manson e os restantes membros da Família em 12 de outubro de 1969. Em 1971, Manson, na qualidade de mentor, e Atkins, Leslie van Houten e Patricia Krenwinkel, como executoras, foram condenados à morte pelos sete assassínios, sentença que foi comutada para prisão perpétua após a abolição da pena capital na Califórnia. Atualmente, Manson permanece na cadeia. Inferno em Cielo Drive Os assassínios cometidos pela Família na mansão de Cielo Drive marcaram um antes e um depois na era da contracultura. Foi o fim da idade da inocência hippie, o brusco despertar para a realidade da geração do amor livre e das drogas psicadélicas. Mudou, também, a partir dessa data, o acesso aos famosos, que blindaram as portas de casa, começaram a pedir os convites a quem pretendia entrar nas suas festas exclusivas e se entrincheiraram por detrás de um exército de porta-vozes e guarda-costas. A histeria desencadeada pelos crimes levou Frank Sinatra a esconder-se, durante algum tempo, em paradeiro incerto, e a sua mulher, Mia Farrow (que rodara com Polansky A Semente do Diabo), a não assistir ao funeral de Sharon Tate, com receio de vir a tornar-se a próxima vítima. Além disso, uma espingardaria de Beverly Hills, que vendia uma média de duas pistolas por dia, despachou mais de 200 revólveres e espingardas nos dois dias que se seguiram à matança. A verdade é que a curiosidade mórbida em redor dos crimes de Manson não cessou, e a casa n.º 10.500 de Cielo Drive figura em todos os guias turísticos de Los Angeles, tal como o rancho Spahn, onde a Família viveu durante algum tempo.